Giro

Mulheres que amamentam têm prioridade na ‘xepa’ da vacina; saiba quem mais pode receber a dose

Crédito: Divulgação / Governo de São Paulo

Se você é maior de idade e não tem comorbidades (condição ou enfermidade que pode se agravar com a vacinação) já pode se candidatar para receber a vacina contra a covid-19 (Crédito: Divulgação / Governo de São Paulo)

Se você é maior de idade e não tem comorbidades, já pode se candidatar para receber a vacina contra a covid-19. São Paulo liberou a “xepa” desde sexta-feira (18) para maiores de 18 anos. A destinação das doses remanescentes das vacinas respeitará a seguinte priorização:
  1. Lactantes sem comorbidades (até 2 anos de amamentação), acima de 18 anos;
  2. Acadêmicos em saúde em estágio, independentemente do período de formação, das categorias profissionais elegíveis;
  3. Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independentemente do período de formação, nas categorias profissionais elegíveis;
  4. Pessoas com mais de 18 anos de idade.
A xepa, expressão que vem das feiras de rua, é o termo utilizado para as doses de vacina que sobram ao final do dia em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em postos de vacinação e devem ser utilizadas para evitar desperdício.
Cada vacina possui um tempo de validade específico depois de aberta: a da Pfizer pode ser conservada por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneza por 48 horas. Como cada frasco contém 10 injeções – a prioridade é evitar o desperdício de qualquer um dos três imunizantes utilizados atualmente.
Para se cadastrar à xepa na capital paulista basta ir até um posto de saúde mais próximo com um documento de identidade com foto (RG ou CNH) e um comprovante de residência.
Com ajuda de um corpo técnico da prefeitura, as unidades de saúde filtram e entram em contato para realizar as convocações. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, são aplicadas, por dia, cerca de duas mil doses remanescentes. As filas e as unidades de vacinação mais próximas podem ser conferidas no site (https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/)
A xepa não é realizada apenas na cidade de São Paulo. Levantamento feito pela TV Globo indica que o serviço está disponível também nas cidades de Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá e São Lourenço da Serra. Enquanto o estado é responsável por garantir a distribuição das vacinas aos municípios, as prefeituras definem a logística. Cada cidade tem um critério próprio para distribuir essas doses remanescentes.
Confira os horários de atendimento e locais para se cadastrar para a xepa:
UBS: De segunda a sexta, das 7h às 19h
AMA/UBS Integrada: De segunda à sábado e feriados das 7h às 19h
Mega Drive e Farmácia: Das 8h às 17h (conforme necessidade da campanha)
Mega Posto: De segunda a sexta, das 8h às 17h
SAE – Serviço de Atenção Especializada: De segunda a sexta, das 8h às 17h

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago