Na pandemia global do Coronavírus Covid-19 existem nações que estão fazendo seu trabalho de distribuição de vacinas melhor do que outras. Dentro desse campo, sempre houve grande dúvida e incerteza sobre como esse coronavírus afeta mulheres grávidas.

+ Brasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com coronavírus

Uma pesquisa científica realizada por Weill Cornell Medicine e o NewYork-Presbyterian dos Estados Unidos acaba de ser publicada na revista científica American Journal of Obstetrics and Gynecology. Foi comprovado que mulheres grávidas têm a capacidade de transmitir seus anticorpos gerados contra Covid-19 a bebês. O que abre possibilidades mais importantes.

Uma vez que agora podemos dizer que os anticorpos que as mulheres grávidas produzem contra Covid-19 foram transmitidos aos seus bebês, suspeitamos que é altamente provável que os anticorpos que o corpo produz após a vacinação também possam ser transmitidos.

Isso é o que destaca o líder da investigação, Dr. Yawei Jenny Yang. E para chegar a esta descoberta, a equipe analisou amostras de sangue de 88 mulheres que deram à luz no NewYork-Presbyterian e no Weill Cornell Medical Center entre março e maio de 2020.

Lá eles descobriram que todos eles tinham anticorpos, com maior presença deles em pacientes que apresentavam sintomas. Quase 60% dos participantes do estudo eram assintomáticos. Mas eles também tinham anticorpos no sangue. Para que, no nascimento dos bebês, a presença dessas defesas pudesse ser detectada no sangue do cordão umbilical de 78% dos recém-nascidos.