Giro

Por que mulheres estão apresentando sintomas de menstruação incomum após serem vacinadas?

Crédito: Reprodução/Pexels

As pessoas estão se preocupando com um novo efeito colateral não relatado: períodos menstruais mais intensos, precoces ou irregulares. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Depois de receber as vacinas Pfizer-BioNTech, Moderna ou Johnson & Johnson, muitas pessoas sentem alívio – e muitas também sofrem alguns efeitos colaterais temporários, incluindo náuseas, dores musculares e dores de cabeça. Os médicos concordam que, a menos que durem mais do que alguns dias, nenhuma dessas reações é motivo de preocupação. Mas agora, as pessoas estão se preocupando com um novo efeito colateral não relatado: períodos menstruais mais intensos, precoces ou irregulares.

Em fevereiro, Kate Clancy, PhD, perguntou a seus seguidores no Twitter se alguém havia notado algo estranho após receber a vacina. “Uma colega me disse que ouviu de outras pessoas que suas menstruações eram intensas após a vacinação”, escreveu ela. “Estou uma semana e meia sem a dose 1 de Moderna, comecei a menstruar talvez um dia ou mais cedo e estou jorrando como se tivesse 20 anos de novo”.

+ Pfizer e BioNTech solicitam uso de vacina em adolescentes de 12 a 15 anos nos EUA

As respostas da Dra. Clancy foram inundadas com histórias semelhantes. Alguns disseram que começaram a detectar inesperadamente; vários mencionaram que estavam apresentando sintomas menstruais, incluindo cólicas e sangramento, pela primeira vez desde que colocaram o DIU ou entraram na menopausa.

E conversas semelhantes estão acontecendo em outros lugares na internet também: há vários tópicos no Reddit rastreando a relação entre a menstruação e as vacinas. Depois que seu tweet ganhou força, a Dra. Clancy começou a coletar informações para um estudo de pesquisa científica dedicado ao impacto da vacina nos períodos.

No momento, não há nenhuma evidência científica de uma conexão direta. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que tem rastreado os efeitos colaterais por meio do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS), pelo menos 32 pessoas relataram mudanças em seus períodos – mas isso não é um grande motivo para se preocupar, uma vez que cerca de 56.000 pessoas foram incluídas no relatório .

No entanto, existem alguns motivos possíveis para o padrão documentado no Twitter e no Reddit. Heather Bartos, MD, uma Texas OB-GYN , diz que qualquer mudança no nível de estresse (mesmo que essa mudança seja apenas puro, alívio direto) pode afetar seu período. Ela observou essas mudanças desde o início da pandemia de COVID-19 e desde que as pessoas começaram a se vacinar. “Apenas o estresse da pandemia, as pessoas chegaram com irregularidades menstruais, não menstruaram”, disse Dr. Bartos à Refinery29. “Eu sempre digo, um período único ou dois não é uma preocupação. Mas quando chega a ser três, quatro, cinco, são todos diferentes, isso é um pouco mais preocupante. ”

O Dr. Bartos acrescenta que não é incomum que pessoas com DIU notem sangramento incomum quando pegam um resfriado ou outra gripe e infecções. E se estiver experimentando efeitos colaterais da vacina, especialmente febre, você pode notar um período mais doloroso. Esses sintomas, em vez da vacina em si, podem afetar seu ciclo – e pesquisas mostraram que, devido aos níveis de estrogênio, as pessoas que menstruam têm maior probabilidade de apresentar uma resposta imunológica mais forte e efeitos colaterais mais poderosos.

“Se você está com febre, tudo vai doer. Quando fico com febre, as articulações que são mais propensas a artrite doem mais. As áreas propensas à fraqueza apenas doerão mais ”, diz o Dr. Bartos. “Então, se você tem um histórico de endometriose ou adenomiose, ou esse tipo de coisa em que não é um tecido normal e fica com cólicas de qualquer maneira, é provável que piore se houver febre.”

As menstruações e as dores menstruais são frequentemente negligenciadas e eliminadas do ponto de vista médico – basta olhar para quanto tempo leva para alguém ser diagnosticado com endometriose – portanto, vale a pena investigar qualquer possível conexão entre a menstruação e a vacina COVID. Dr. Bartos observa que a vacina ainda é nova e ainda há muito para os epidemiologistas estudar.

Mas agora, há toneladas de evidências que apóiam o fato de que mesmo os piores efeitos colaterais da vacina são temporários e inofensivos. “As pessoas pensam que os efeitos colaterais das vacinas são prejudiciais e ficam preocupadas quando olham para isso e lêem, mas na verdade é uma coisa boa,” Abisola Olulade, MD , um médico de San Diego, disse à Refinery29. “Isso nos diz que seu sistema imunológico está funcionando e respondendo da maneira que queremos.”

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel