Giro

Mulher morre de Covid-19 após receber transplante de mulher infectada

Crédito: Reprodução/Pexels

Os pulmões do doador foram transplantados para uma mulher que sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica. A paciente morreu 61 dias depois. (Crédito: Reprodução/Pexels)

O caso foi publicado no American Journal of Transplantation e segundo especialistas da University of Michigan School of Medicine esse pode ser o primeiro caso comprovado de Covid-19 que foi transmitido por meio de um transplante de órgão nos Estados Unidos.

Os médicos acreditam que foi um incidente isolado, sendo o único caso confirmado entre os quase 40 mil transplantes realizados em 2020, relata a NBC News.

+ Brasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com coronavírus

Os pulmões do doador, que morreu após sofrer grave lesão cerebral em um acidente de trânsito, foram transplantados para uma mulher que sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica.

O diretor do corpo docente, Daniel Richard Kaul, disse que as amostras de nariz e garganta coletadas de doadores e receptores deram resultado negativo para Covid-19. Dias depois da cirurgia, quando o estado de saúde do paciente piorou, os médicos, que guardaram uma amostra do fluido retirado dos pulmões do doador, testaram novamente e deu positivo para o vírus. O paciente que recebeu os pulmões morreu 61 dias após a operação.

O estudo, dizem os autores, ressalta a necessidade de testes mais extensos antes da cirurgia, especialmente em áreas com altas taxas de transmissão do vírus. Kaul afirma que, quando se trata de pulmão, as amostras devem ser testadas no trato respiratório inferior do doador, bem como no nariz e na garganta. O estudo também esclarece que, em geral, as transmissões virais de doadores de órgãos para receptores são raras, ocorrendo em menos de 1% dos pacientes

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago