Nos países desenvolvidos existem vários setores bilionários que, puxados pelo alto poder de consumo das famílias, encontram pouco ou nenhum similar nas nações em desenvolvimento. A jardinagem doméstica é um bom exemplo. Nos EUA, o setor movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano. No Brasil, não existe uma estimativa numérica. Mas trata-se de um mercado, com o perdão do trocadilho, ainda totalmente verde. Quase todos os cuidados com o jardim, quando existem, são feitos com ferramentas manuais adaptadas de outras atividades, como facas e tesouras. É justamente no potencial desse nicho que a companhia sueca Husqvarna aposta para crescer no País. 

 

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Pilotando os negócios: Eloi Fernandes, da Husqvarna, quer chegar até as famílias.

 

Fabricante de equipamentos como motosserras, roçadeiras e cortadores de grama, a companhia tem como seu principal nicho no Brasil o setor corporativo. Cerca de 80% de suas vendas no País são dirigidas a empresas que fazem manutenção de áreas florestais e parques, ou que atuam em reflorestamento. A meta é mudar esse quadro. “Vamos multiplicar nossos clientes pessoas físicas”, diz Eloi Fernandes, vice-presidente da Husqvarna para a América Latina. Para chegar a esses novos consumidores, a empresa vai reposicionar duas de suas marcas para o mercado varejista: a Gardena, de equipamentos elétricos e manuais, e a McCulloch, de máquinas movidas à gasolina. As duas linhas passarão a ser comercializadas por grandes varejistas, como a Leroy Merlin e a C&C. 


“O objetivo é dobrar nossas vendas até 2014”, afirma Fernandes. Estima-se que o Brasil represente cerca de 4% da receita global do grupo, de US$ 4,5 bilhões, ou cerca de US$ 180 milhões. A Husqvarna é uma das empresas mais antigas do mundo. Fundada em 1689, começou suas atividades como fabricante de armas, como mosquetes. Com o tempo, veio a diversificação: ao longo dos séculos a companhia produziu todo tipo de produtos, de motos a máquinas de costura, passando até por fornos micro-ondas, antes de focar as atividades em máquinas para cuidados com áreas verdes. No Brasil, está presente há mais de 15 anos e possui uma fábrica em São Carlos, no interior de São Paulo. 

 

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