Estilo

Muito além de um castelo

Único hotel de montanha do Brasil reconhecido pela associação Relais & Châteaux, o Saint Andrews Gramado completa uma década e anuncia residenciais de luxo no entorno.

Crédito: Divulgação

No dia 10 de dezembro de 2010, um palacete construído para uso residencial em um condomínio de alto padrão no centro de Gramado (RS) abriu as portas como hotel Saint Andrews. Seu idealizador, o empresário do setor de turismo Guilherme Paulus, conhecido por ter fundado a CVC, não poupou esforços para abrigar na Serra Gaúcha a primeira “exclusive house” do Brasil. Buscou inspiração na Escócia: a região de Saint Andrews concentra o maior número de castelos do Reino Unido. E cercou-se de especialistas em hospitalidade de alto padrão – incluindo a família Guinle, que fez do Copacabana Palace referência global.

Cada uma das 11 suítes foi decorada de forma suntuosa e com sua própria paleta de cores. Receberam nomes como âmbar, jade e esmeralda. A adega subterrânea, com vinhos icônicos, serve de cenário para experiências personalizadas. Até a piscina é de uso exclusivo: cada casal reserva seu horário para desfrutá-la. A sensação é de que não há outros hóspedes. Tudo o que se vê, além do requinte, é a paisagem verdejante do Vale do Quilombo, quase intocada. Mas é no atendimento que o Saint Andrews se supera. Mordomos cuidam de todos os detalhes. Quer acender um charuto no gazebo para fumantes? Ele aparecerá com o isqueiro.

FESTIVAIS Tudo isso já garantiu nada menos que 15 premiações. Algumas delas estão entre as mais cobiçadas do setor. É o caso do Word Travel Awards, na qual o Saint Andrews é octacampeão. Único hotel de montanha do Brasil a fazer parte da associação Relais & Châteaux, ele também está no guia Condé Nast Johansens. No final de novembro, o restaurante Primrose, comandado pelo chef Fernando Becker, também foi escolhido entre os melhores do mundo pelo guia. Uma das razões para isso são os festivais gastronômicos. O deste mês é o Veuve Clicquot Experience. Outro ponto alto é o chá da tarde, com extensa carta de preparações da bebida e salgados e doces primorosos.

Ainda que as diárias fiquem acima de R$ 2,2 mil, o sucesso é tanto que o grupo GJP, de Guilherme Paulus, construiu um anexo. Batizado Saint Andrews Mountain, ele tem oito suítes e oferece os mesmos serviços. O próximo passo será um residencial de alto padrão. “A ideia é que seja uma ‘condovila’ inglesa, com casas de até cinco quartos, piscina, sauna e todo conforto para passar as férias com a família, incluindo os serviços de gastronomia do Saint Andrews”, afirmou Paulus à DINHEIRO. Ainda não há data para o lançamento.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel