Giro

Mudanças climáticas representam riscos para o mundo financeiro, diz Fed

Crédito: AFP/Arquivos

O Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos alerta para riscos das mudanças climáticas sobre a estabilidade econômica (Crédito: AFP/Arquivos)

“As mudanças climáticas apresentam riscos significativos para a estabilidade financeira”, alertou nesta segunda-feira (9) um dos dirigentes do banco central dos Estados Unidos, o Sistema de Reserva Federal (Fed), Lael Brainard, que pediu que esses perigos sejam avaliados e que se encontre uma resposta.

“É vital passar do reconhecimento dos riscos significativos que as mudanças climáticas representam para a estabilidade financeira para o estágio em que as consequências quantitativas desses riscos são devidamente avaliadas e enfrentadas”, disse Brainard, cujo nome é citado na imprensa dos EUA por ser escolhido como secretário do Tesouro do presidente eleito Joe Biden.

+ Bailey: queremos sistema financeiro resiliente a efeitos de mudanças climática
+ Países ricos descumprem promessas climáticas, afirma OCDE

Esses comentários ocorreram por ocasião da publicação do relatório semestral de estabilidade financeira, que levou em consideração, pela primeira vez, o impacto do aquecimento global sobre a economia.

Brainard lamenta a falta de transparência das empresas sobre os custos financeiros de sua exposição aos riscos associados ao aquecimento global. “Os mercados financeiros têm dificuldade em analisar e quantificar os riscos climáticos”, ressaltou.

Furacões, tempestades, inundações, incêndios florestais “podem levar os investidores a revisar repentinamente sua percepção do valor de suas propriedades ou ativos financeiros”, explicou Brainard.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

“As mudanças climáticas adicionam um manto de incerteza e risco econômico que apenas começamos a incorporar em nossa análise de estabilidade financeira”, afirmou o Fed em seu relatório.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel