Sustentabilidade usando tecnologia é prática sine qua non nos negócios de hoje. E duas empresas brasileiras criaram iniciativas para elogios. A primeira é a Intelbras, empresa com 46 anos de mercado no setor de segurança, comunicação e energia, que instalou uma usina fotovoltaica em sua fábrica em São José (SC) em 2020 e agora começa a colher os frutos do investimento.

Seu telhado com 4 mil módulos fotovoltaicos produziu uma economia de 25% ao mês nas contas de luz. A infraestrutura pode produzir 1.700 MWh de energia elétrica por ano — o suficiente para acender 750 casas populares no período. Já a JBS, produtora de alimentos à base de proteína, líder global no segmento, lançou uma empresa para locação de caminhões 100% elétricos, a No Carbon, que inicialmente atenderá os compromissos da empresa.

A estratégia, com impacto nas emissões de CO2, faz parte de seu alvo Net Zero em 2040 e contará com uma frota de 31 veículos que serão usados em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Divulgação

(Nota publicada na edição 1272 da Revista Dinheiro)