A Movida anunciou em fato relevante a aquisição de 100% da Drive on Holidays (DOH), empresa de locação de veículos com sede em Portugal, avaliada em 66 milhões de euros (“enterprise value”). Considerando a dívida líquida de 11 milhões de euros em agosto de 2022, isso resultou em um equity value de 55 milhões de euros.

A Movida informa que 52,5 milhões de euros foram pagos nesta data aos vendedores e 2,5 milhões foram retidos para eventuais indenizações. Todos os ativos da empresa compõem a transação, inclusive a sua frota, avaliada em aproximadamente 60 milhões de euros, além de dois imóveis operacionais avaliados em 3,5 milhões de euros.

Segundo o fato relevante, a Drive on Holidays “é uma das principais locadoras de veículos leves de Portugal” e possui uma grande aliança comercial com as principais agências online de viagens. Com sede em Lisboa e atuação em rent a car (RAC) há 11 anos, a empresa possui quatro lojas adjacentes aos principais aeroportos do país – Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada, na região dos Açores, com frota de aproximadamente 3,3 mil veículos em agosto de 2022 e idade média de 1,6 ano.

“Em linha com o planejamento estratégico de realizar movimentos internacionais que não comprometam o desenvolvimento da Movida no Brasil e que sejam complementares e sinérgicos, a transação marca o início da internacionalização da Movida e a entrada na Europa, especialmente em uma região em que a companhia terá a oportunidade de servir os atuais clientes e contribuir com a expertise construída ao longo dos anos para a fidelização dos mesmos e para a concretização de um crescimento orgânico através de uma nova plataforma internacional”, afirma a companhia brasileira no documento.

Conforme a Movida, um dos acionistas fundadores e executivo da DOH, Ricardo Esteves, assim como os 130 funcionários da empresa, continuarão na gestão, que deve seguir “totalmente independente da operação da Movida no Brasil”.

A Movida destaca como principais benefícios da aquisição o seu processo de internacionalização, com início de uma nova fase de diversificação e expansão; diversificação da receita em outra moeda; operação em um país com elevado desenvolvimento socioeconômico e economia madura, além de uma porta de entrada para a União Europeia; implementação da expertise de escalabilidade da Movida e da Simpar para expandir a atuação da Drive on Holidays em Portugal e na Europa; alianças estratégicas com companhias aéreas; atuação no segmento de gestão e terceirização de frotas (GTF), entre outros.

No período compreendido entre julho de 2021 e junho de 2022, a Drive on Holidays apresentou os seguintes números não auditados: receita líquida de 20,2 milhões de euros, Ebitda de 16,3 milhões de euros, lucro líquido de 6,7 milhões de euros e dívida líquida de 11 milhões de euros.

A Movida esclarece que, por ter sido realizada por meio da Movida Finance, a transação não depende da deliberação da assembleia geral.