Depois de 18 anos de atuação na Pirelli, onde entrou em 2004 como analista de marketing e saiu em março deste ano como diretor de vendas para mercados de exportação, o argentino Mariano Perez deixou o setor de pneus para assumir há dois meses o comando da operação brasileira da Motul, multinacional francesa de lubrificantes automotivos e uma das mais tradicionais marcas do mundo, fundada em 1853. Ele substitui o francês Guillaume Pailleret, promovido a Chief Business Officer da companhia. Perez tem a missão de dar continuidade ao trabalho de Pailleret e triplicar a receita no Brasil nos próximos três anos, passando dos R$ 200 milhões previstos para 2022 a R$ 600 milhões em 2025. Globalmente a empresa tem faturamento acima de US$ 400 milhões. “O Brasil é o mercado com maior potencial na América Latina. Passamos por um momento de crescimento importante”, disse Perez à DINHEIRO, em sua primeira entrevista no cargo.

Apesar de completar 30 anos no País em 2022, a Motul registrou avanços exponenciais nos últimos dois anos. No início de 2021, desenvolveu o primeiro produto específico para o mercado brasileiro, o lubrificante mineral 3000+, feito para o segmento de motos de baixa cilindrada (até 160cc), muito comuns nos serviços de entrega. E recentemente lançou o 5000+, semissintético para baixa e média cilindradas (até 300cc). Os dois óleos são os únicos do grande portfólio da marca produzidos no Brasil, em uma fábrica parceria no interior de São Paulo.

Lucas Miranda

“Brasil é o mercado com maior potencial na América Latina. Passamos por momento de crescimento importante” Mariano Perez CEO da Motul Brasil.

São produtos premium, mas que atendem de forma massiva modelos de motos de uso severo e contínuo, que representam 80% da frota nacional. Por isso, acrescenta uma nova estratégia ao posicionamento da Motul de ser uma butique de óleos, fluídos, aditivos e linha de cuidados para motores e acessórios, com produtos de alto valor agregado. “O grande momento é trabalhar no mix de produtos. Entender nosso target em um nicho de mercado que valoriza a qualidade com preço competitivo”, afirmou Perez, ao antecipar que um produto para carro também começará a ser fabricado no País ainda neste ano.

O Motul 5000+ será destaque da marca no Salão Moto Brasil (SMB), no fim do mês, no Rio de Janeiro, em que a empresa participa pela primeira vez e fará demonstrações de produtos para limpeza de capacete. Outros itens da linha MC Care serão expostos, como renovadores de farol, carenagens e itens cromados, além de limpeza de jaquetas de motociclistas. O marketing, área de formação de Mariano Perez, expande sua atuação com patrocínios de eventos esportivos (Rali dos Sertões, por exemplo) e de influenciadores como o piloto Nelsinho Piquet, a idealizadora do movimento Elas Pilotam, Bruna Wladyka, e a jornalista Karina Simões, mais nova official rider da marca. Assim, a Motul azeita a engrenagem para acelerar no Brasil.