Newsletter

Motoristas se unem em cooperativa e criam app que devolve até 95% da corrida

Crédito: Instagram / Bibi Mob

Bibi Mob já atraiu quase 2.000 usuários e 100 motoristas (Crédito: Instagram / Bibi Mob)

O lucro das corridas é um problema para os motoristas de aplicativos de transporte. Para resolver a questão, motoristas do município de Araraquara (SP) junto a Cooperativa de Transporte da cidade, a Coomappa, e o apoio da prefeitura, criaram o Bibi Mob, aplicativo que desconta apenas de 5% a 7% do valor da corrida para manutenção do software e da plataforma. A maior parte do valor da corrida, cerca de 95%, vai para o motorista.

Como nos aplicativos conhecidos, o Bibi Mob, lançado no início do mês, busca o motorista conforme a localização do passageiro. O aplicativo já atraiu quase 2.000 usuários e 100 motoristas.



“Achei muito bacana a adesão, vamos crescer muito mais esse número. Estou com uma expectativa bem grande”, disse, em nota, Kátia Cristina Anello, presidente da Coomappa.

Segundo Anello, o aplicativo não tem fins lucrativos. “A Coomappa não vai lucrar nada em cima do aplicativo. Tudo isso vai tornar mais seguro para os dois lados, tanto para os motoristas quanto para os passageiros. E pelo fato do aplicativo não ter fins lucrativos, vamos conseguir fazer com que a corrida chegue para o passageiro um pouco mais em conta do que o cobrado pelas outras plataformas”, disse a presidente da Coomappa.

Carro voador recebe certificação para voar; veja vídeo

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


A cooperativa tem parcerias com empresas que concedem descontos em consertos de pneus, auto mecânica, lava-rápido e guincho. Os motoristas querem implantar pontos de desembarque de passageiros em ruas de grande movimento, locais para alimentação e sanitários.

A Coomappa foi instituída em março de 2021 com 28 motoristas que se reuniam na busca de alternativas para os problemas dos motoristas.