Economia

Motorista que não pagar IPVA pode receber multa e ter o nome negativado

Motorista que não pagar IPVA pode receber multa e ter o nome negativado

Os proprietários de veículos de 13 estados e do DF já podem imprimir o documento veicular em suas próprias casas. A autenticidade da impressão é garantida por um QR Code que pode ser consultado por meio de um aplicativo pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.

Os proprietários de veículos devem ficar atentos às datas de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para evitar penalidades. A falta de recolhimento do imposto pode acarretar em multas e até a inscrição do nome do dono do carro na dívida ativa.



Além disso, conforme o site Contábeis, o motorista também não consegue fazer o licenciamento do veículo, o que pode levar à apreensão do carro, implicando em multa pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

+ Saiba como pagar IPVA e licenciamento com desconto em SP
+ Saiba quais são as datas de pagamento e detalhes do IPVA 2021 em São Paulo

Para o veículo estar em ordem, os proprietários não podem esquecer de quitar também o licenciamento e as multas. Cumprindo essas obrigações, o motorista vai receber o CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), disponível agora apenas na versão digital.

Vale lembrar que neste ano, os proprietários estão isentos do pagamento do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores).

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!