Giro

Motor de foguete russo se desfaz em órbita e gera nuvem de detritos espaciais

Crédito: Reprodução/Pixabay

A Agência Espacial Européia estima que cerca de 36.500 pedaços de detritos com pelo menos 10 cm de largura estão atualmente girando ao redor da Terra (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Um objeto em órbita ao redor da Terra catalogado como 32398 se separou em 15 de abril, o 18º Esquadrão de Defesa Espacial da Força Espacial dos EUA. twittou terça -feira (3 de maio). Dezesseis pedaços de detritos espaciais associados ao evento estão sendo rastreados, acrescentou o esquadrão.

O objeto #32398 era um motor de um rebocador espacial que ajudou a orbitar três satélites russos GLONASS em 2007, de acordo com o jornalista Anatoly Zak, que administra o RussianSpaceWeb.com. (GLONASS é a versão russa do sistema de navegação GPS.)

+ Lixo espacial volta a obrigar a manobra rigorosa para evitar colisão com satélite

De acordo com o astrofísico e rastreador de satélite Jonathan McDowell, baseado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, essas espaçonaves GLONASS decolaram no topo de um foguete russo Proton, cujo estágio superior tinha dois pequenos motores a vácuo. Os motores de ullage aumentam levemente seus estágios de foguete pai, para garantir que o combustível de reforço seja posicionado adequadamente nos reservatórios para reinicializações do motor em órbita, explicou McDowell em uma série de tweets na terça-feira . (Afinal, você não pode confiar na gravidade para puxar o propulsor para o motor.)




Esses motores de vácuo de estágio superior Proton são conhecidos como motores SOZ, e atualmente existem 64 deles em órbita da Terra, twittou McDowell . A sigla é a abreviação de “Sistema Obespecheniya Zapuska”, que se traduz aproximadamente como “Sistema de Garantia de Lançamento”, disse ele.

“Os motores SOZ não usam todo o propelente ao disparar. E eles tendem a explodir anos ou décadas depois, deixando uma pilha de detritos em uma órbita muito elíptica. Pelo menos 54 motores SOZ já explodiram.” McDowell twittou .

O motor SOZ que acabou de explodir viajou pela Terra em um caminho muito elíptico, aproximando-se de 388 quilômetros e até 19.074 quilômetros, disse McDowell em outro tweet , observando que “os detritos levarão algum tempo para serem recuperados”. -entrar”.


“Então – este evento de detritos era previsível e é bem compreendido; ainda muito infeliz” , escreveu ele .

O desperdício espacial é um problema crescente para operadores de satélites e planejadores de missões. a Agência Espacial Européia (ESA) estima que cerca de 36.500 pedaços de detritos com pelo menos 10 centímetros de largura estão atualmente girando ao redor da Terra. E a órbita da Terra provavelmente abriga cerca de 1 milhão de objetos entre 0,4 e 4 polegadas (1 a 10 cm) de diâmetro, de acordo com a ESA.

A Rússia aumentou a população de detritos com um teste antissatélite amplamente condenado (ASAT) em novembro de 2021. A nação destruiu um de seus próprios satélites extintos com um míssil, gerando um novo campo de detritos na mesma vizinhança orbital da Estação Espacial Internacional ( ISS). Os operadores da ISS tiveram que realizar queimaduras no motor para evitar detritos do ASAT russo.






Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua