Uma tendência dentro do segmento de motocicletas é a presença cada vez maior de modelos com visual retrô ou vintage, facilmente encontrados nas ruas brasileiras.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), este segmento, chamado de Custom, apresentou crescimento de 28,6% no ano passado, passando de 7,7 mil unidades produzidas em 2021 para 9,9 mil em 2022.

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Marcas como Harley Davidson e Royal Enfield sempre mantiveram modelos com apelo clássico em sua linha de produtos, conquistando muitos fãs mundo afora, incluindo o Brasil, onde ambas contam com linha de produção em Manaus.

A Harley Davidson comemora 120 anos em 2023 e já anunciou uma edição comemorativa para os modelos Ultra Limited, Tri Glide Ultra, Street Glide, Road Glide, Fat Boy e Heritage Classic. Uma nova motocicleta também deve chegar neste ano, a esportiva Nightster Special.

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Harley Davidson Nighster Special (Harley Davidson Divulgação) (Crédito:Harley Davidson Divulgação)

Já a linha de produção da Royal Enfield entrou em funcionamento em dezembro do ano passado, com a expectativa de aumentar o sucesso da marca no país, que celebrou mais de 10 mil motos emplacadas em 2022.

Tendência em todas as cilindradas

Para quem pensa que as motos com estilo retrô são apenas de alta cilindrada e potência, está enganado. Obviamente os modelos mais potentes são os mais desejados e chamam mais a atenção, como os modelos da Harley Davidson ou ainda a Kawasaki Z900.

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A Kawasaki Z900RS (Kawasaki Divulgação) (Crédito:Kawasaki Divulgação)

No exterior, a Yamaha lançou para o mercado chinês o modelo GT150 Fazer que, como o próprio nome indica, tem motor de 150cc. A Honda também tem uma aposta recente no segmento, ao mostrar em novembro do ano passado a CL 250 destinada ao consumidor japonês.

Preferência pelo visual clássico

Mas o que explicaria o sucesso dos modelos com visual clássico, que atrai consumidores de todas as idades?

Para o diretor executivo da Abraciclo, Paulo Takeuchi, essa preferência ocorre pelo que as motos representaram no passado. “Uma parte devido ao saudosismo, já que na década de 60 e 70 as motocicletas criaram uma forte imagem de liberdade e aventura. Outra parte inclui a identificação com os mais jovens, atraídos pelo estilo mais clássico e clean, que se destaca dos demais modelos produzidos.”

Sonia Harue Ando, diretora comercial e de marketing da Kawasaki, também salientou os pontos desse tipo de motocicleta que agradam os motociclistas mais novos e também os mais experientes. “Na era da tecnologia e modernidade, o conceito ‘vintage’ desperta a curiosidade dos mais jovens trazendo a oportunidade de ser ‘diferente’, ser notado!”, disse. “Paralelamente traz para os mais velhos as lembranças de histórias de motivação, vida, e tantas outras coisas!”

Já André Molnár, Marketing Manager da Triumph Brasil, destaca que hoje esse tipo de moto traz um design diferenciado além de versatilidade. “As motocicletas Clássicas estão caindo cada vez mais no gosto do brasileiro. São motocicletas que destacam os belos designs de antigamente, épocas marcadas pelo lifestyle das motocicletas inglesas e também são modelos que entregam muita tecnologia e engenharia de ponta. Além disso, são ótimas para o uso nas cidades e também em viagens.” concluiu.

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O modelo Bonneville T100 da Triumph (Triumph Divulgação) (Crédito:Triumph Divulgação)