Ciência

Infecções e mortes após vacinação contra covid são raras, diz estudo britânico

Crédito: REUTERS/Yves Herman

Pesquisadores explicam que falhas ocorre principalmente no grupo que corre mais risco de doenças futuras de qualquer maneira, que são os idosos (Crédito: REUTERS/Yves Herman)

Por Kate Kelland

LONDRES (Reuters) – Muito poucos pacientes de Covid-19 idosos e frágeis estão sendo hospitalizados e morrendo mesmo depois de terem recebido a primeira dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, mas isto não significa que as vacinas não estão funcionando, disseram pesquisadores britânicos nesta sexta-feira.

Apresentando dados do mundo real sobre um subgrupo de pacientes de Covid-19 hospitalizados no Reino Unido, os pesquisadores disseram que as descobertas mostraram algum nível de “fracasso da vacina” –casos em que pessoas vacinadas ainda se infectam e adoecem–, mas disseram que isto “não era inesperado”.

+ Desenvolvedores da Sputnik relataram teste da vacina no Brasil que não ocorreu, diz Anvisa
+ Ministro Ricardo Salles nega denúncia de ISTOÉ sobre possível envolvimento com madeireiros ilegais

“Isto está ocorrendo principalmente no grupo que corre mais risco de doenças futuras de qualquer maneira, que são os idosos. Estas pessoas são muito frágeis e muito idosas”, disse Calum Semple, professor de saúde pediátrica e de surtos epidêmicos da Universidade de Liverpool e coautor da pesquisa.

“Não estamos dizendo que a vacina não funciona”, explicou ele em entrevista coletiva. “De fato, estes são bons indícios do mundo real de que está funcionando. Mas eles também mostram que a vacina não é perfeita”.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Os dados, publicados nesta sexta-feira para pré-impressão ainda sem o crivo da comunidade científica, mostraram que, entre pouco mais de 52 mil pacientes de Covid-19 hospitalizados, 526 haviam sido vacinados com uma primeira dose ou da vacina da AstraZeneca ou da vacina da Pfizer ao menos três semanas antes — destes, 113 morreram.

A vasta maioria dos casos e mortes pós-vacinação ocorreram entre pessoas vulneráveis e idosas, segundo os pesquisadores.

Testes clínicos mostraram que a vacina da AstraZeneca é 76% eficaz contra doenças graves, e testes da Pfizer apontaram mais de 90% de eficiência.

Usando primeiro o imunizante da Pfizer e depois também o da AstraZeneca, o Reino Unido tem uma das distribuições de vacina contra Covid-19 mais rápidas do mundo — mais de 33,8 milhões de primeiras doses já foram aplicadas e um quarto dos adultos já recebeu as duas doses.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3T12W-BASEIMAGE

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

animais coronavírus animais podem passar coronavírus astrazenaca astrazenaca atraso Astrazenaca balanço astrazenaca comissão europeia astrazenaca entrega Astrazenaca faturamneto astrazenaca processos astrazenaca promessa astrazenaca UE astrazenaca união europeia calamidade índia pandemia Índia AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose aztrazeneca coágulos Fiocruz BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação casos covid india coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? contágio covid Índia coronavírus cura coronavírus india Covid variantes crise vacinação efeitos colaterais falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Índia colapso Índia doses Índia estoque vacinas Índia imunização Índia vacinas A vacinação está lenta? Johnson & Johnson coágulos suspensão moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? pets hospedeiros pfiser dose de reforço pfiser terceira dose Pfizer pfsizer 3ª dose pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil relatos coágulos saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros variante da índia variante da Tanzânia variante indiana