O Brasil tem batido recordes diários no número de mortes por covid-19 nos últimos dias. Mas dados da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de São Paulo mostram que entre as pessoas que já foram vacinadas a quantidade de casos fatais está diminuindo.

De acordo com o G1, citando dados da SMS, as mortes por covid entre idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo caiu 70% entre janeiro e fevereiro deste ano.

+ SP: idosos de 75 e 76 anos começam a ser vacinados em 15 de março

Especialistas consideram que a redução no número de mortos é reflexo da vacinação desta faixa etária, que começou há 30 dias. A quantidade de mortes desse grupo de pessoas recuou de 127 em janeiro para 38 no mês passado.

Os números de internações e de casos também caíram. Para se ter uma ideia, em janeiro foram internados 246 idosos com mais de 90 anos por covid na capital paulista. No mês passado foram 104 internações, queda de 57,7%.

Os dados da secretaria divulgados pelo G1 mostram ainda redução no total de casos confirmados de covid entre pessoas desta faixa etária, que passou de 380, em janeiro, para 144, em fevereiro, uma queda de 62,1%.

O infectologista da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri, disse ao G1 que os dados são ainda preliminares em relação aos efeitos da imunização, mas considera que são bastante animadores sobre a efetividade das vacinas na vida real das pessoas.

Ele disse que, considerando que a vacina começou a ser aplicada em 5 de fevereiro e que elas começam a fazer efeito até 15 dias depois, é possível que a redução possa já ser reflexo da vacinação, especialmente em relação às mortes.