Ciência

Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Ainda não há informações se voluntário estava tomando a vacina ou o placebo; comitê independente que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento do estudo (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca, morreu devido à complicações da covid-19. Ainda não há informações se o voluntário estava tomando a vacina ou o placebo.



Segundo informações do G1, o jovem de 28 anos é um médico do Rio de Janeiro e sua morte foi notificada à a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 19 de outubro.

+ Ministro da Saúde Eduardo Pazuello testa positivo para covid-19
+ Unicef lança recomendações contra covid-19 aos candidatos a prefeito

A Anvisa destaca que foi informada que o comitê independente que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento do estudo. O processo, portanto, permanece em avaliação.

“Em relação ao falecimento do voluntário dos testes da vacina de Oxford, a Anvisa foi formalmente informada desse fato em 19 de outubro de 2020. Foram compartilhados com a Agência os dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança. É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação”, diz o comunicado da Anvisa.



A vacina de Oxford está na fase 3 de testes e é a principal aposta do governo federal para o combate ao coronavírus. Vale lembrar que neste momento está sob análise para liberação da Anvisa a vacina chinesa CoronaVac.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?