O Vale do Silício lamentou na quarta-feira a morte do pioneiro do computador que inventou o comando “recortar, copiar, colar”.

Lawrence “Larry” Tesler faleceu esta semana aos 74 anos, de acordo com a empresa Xerox, na qual trabalhou durante grande parte de sua carreira.

“O inventor de cortar / copiar e colar, pesquisar e substituir e muito mais foi o ex-pesquisador da Xerox, Larry Tesler”, divulgou a empresa no Twitter.

“Seu trabalho diário é mais fácil, graças às ideias revolucionárias dele. Larry faleceu na segunda-feira, então vamos celebrá-lo”, disse Xerox.

Graduado pela Universidade de Stanford, ele se especializou na interação entre computadores e pessoas e trabalhou na Amazon, Apple, Yahoo e no Centro de Pesquisas de Palo Alto da Xerox.

A função recortar e colar foi supostamente inspirada na prática editorial de recortar partes de textos e colocá-las em outros lugares.

“Tesler criou a ideia de ‘cortar, copiar e colar’ e combinou o treinamento em informática com uma visão contracultural de que os computadores deveriam ser para todos”, esclareceu o museu de história da computação do Vale do Silício nesta quarta-feira em sua conta no Twitter.

O comando inventado por Tesler foi popularizado pela Apple depois de incorporá-lo em 1983 ao computador Lisa e ao Macintosh, lançado no ano seguinte.

Tesler ingressou na Apple em 1980, depois que o co-fundador da empresa, Steve Jobs, foi buscá-lo na Xerox.

Na Apple, trabalhou por 17 anos e se tornou o cientista-chefe da empresa.