Moraes prorroga inquérito que apura desobediência de Daniel Silveira

Deputado Daniel Silveira participa de manifestação no Rio de Janeiro (Crédito: REUTERS / Lucas Landau)
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou nesta segunda-feira, por 60 dias, inquérito da corte que apura possível crime de desobediência à decisão judicial do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) relacionado ao não uso da tornozeleira eletrônica.
Segundo o ministro, a Polícia Federal apontou, em relatório, 20 situações não justificadas em que foi alegado “fim de bateria” do equipamento de monitoramento eletrônico, e duas ocorrências, também não justificadas, de “violação de área de inclusão”.
“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, notadamente no que diz respeito à obtenção dos dados cadastrais dos usuários dos IPs apurados, para que seja possível a apresentação dos locais físicos de onde foram feitos acessos ao sistema da Câmara dos Deputados,… prorrogo por mais 60 (sessenta) dias o presente inquérito”, determina Moraes na decisão desta segunda-feira.
+ Brasil fica mais uma vez de fora da reunião do G7
De acordo com Moraes, a prorrogação ocorre a pedido da PF, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou pela continuidade da investigação.
Condenado pelo STF pelos crimes de coação no curso do processo e atentado ao Estado Democrático de Direito, ao proferir discursos de incentivo à violência com ataques à Justiça e a ministros da corte, o deputado recebeu pena de 8 anos e 9 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além de multa e da perda do mandato parlamentar.
Silveira, no entanto, foi beneficiado no dia seguinte por decreto de “graça constitucional” do presidente Jair Bolsonaro.
O deputado, que já chegou a pernoitar na Câmara dos Deputados para evitar se submeter à colocação da tornozeleira eletrônica, participou no fim de semana de atos favoráveis ao presidente permeados por ataques ao STF e a ministros.
Veja também
Tópicos
. Alexandre de Moraes ataques à Justiça ataques ao STF atentado ao Estado Democrático de Direito atos favoráveis ao presidente Bateria Câmara dos Deputados coação no curso do processo colocação da tornozeleira eletrônica Condenado pelo STF corte crime de desobediência crimes dados cadastrais Daniel Silveira decisão decisão judicial deputado deputado Daniel Silveira desobediência desobediência de Daniel Silveira discursos de incentivo à violência do Supremo Tribunal Federal equipamento equipamento de monitoramento eletrônico fim de bateria graça constitucional inquérito inquérito da corte investigação investigações IPS Jair Bolsonaro locais físicos ministro ministro do Supremo Tribunal Federal ministros da corte monitoramento eletrônico Moraes multa não uso da tornozeleira eletrônica pedido pedido da PF pena perda do mandato parlamentar PF PGR Polícia Federal presidente presidente Jair Bolsonaro Procuradoria-Geral da República reclusão regime fechado sistema sistema da Câmara dos Deputados STF tornozeleira eletrônica uso da tornozeleira eletrônica usuários usuários dos IPs apurados violação de área de inclusão