Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, desbloqueou a conta de redes sociais de quatro deputados federais bolsonaristas, no curso do mandato e eleitos, que haviam feito ataques às urnas e ao sistema eleitoral.

A determinação atinge os deputados federais Victor Hugo (PL-GO) e Marcel Van Hatten (Novo-RS) e os deputados federais eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-SP) após eles terem divulgado um conteúdo de um vídeo com dados falsos sobre as urnas.

A decisão de Moraes atende a pedido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tinha solicitado a reconsideração da decisão que tinha suspendido perfis de deputados federais nas redes sociais, “dada a relevância dessa forma de comunicação para o exercício pleno das atribuições do mandato parlamentar”.

O presidente do TSE fixou multa de 20 mil reais em caso de os quatro eventualmente voltarem a divulgar o vídeo ou publicarem mensagens atentatórias contra a Justiça Eleitoral e o Estado Democrático de Direito.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIB7103-BASEIMAGE