(Reuters) – As principais montadoras do mundo planejam gastar quase 1,2 trilhão de dólares até 2030 para desenvolver e produzir milhões de veículos elétricos, juntamente com baterias e matérias-primas, de acordo com uma análise da Reuters de dados públicos e projeções divulgadas por essas empresas.

O valor do investimento em veículos elétricos, que não foi publicado anteriormente, supera as estimativas de investimento anteriores da Reuters e é mais que o dobro do cálculo mais recente publicado há apenas um ano.

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As montadoras têm planos de projetar 54 milhões de veículos elétricos a bateria em 2030, representando mais de 50% da produção total de veículos, de acordo com a análise.

Para suportar esse nível sem precedentes de veículos elétricos, as montadoras e seus parceiros de baterias planejam instalar 5,8 terawatts-hora de capacidade de produção de baterias até 2030, de acordo com dados da Benchmark Mineral Intelligence e dos fabricantes.

Liderando a carga está a Tesla, onde o presidente-executivo Elon Musk delineou um plano audacioso para construir 20 milhões de veículos elétricos em 2030, exigindo cerca de 3 terawatts-hora de baterias. Musk disse no final de outubro que a Tesla já está trabalhando em uma plataforma de veículos menor destinada a custar metade do Model 3 e Model Y.

A Volkswagen, embora atrasada em relação à Tesla, tem planos ambiciosos até o final da década, visando mais de 100 bilhões de dólares para construir seu portfólio global de veículos elétricos, adicionar novas “gigafábricas” de baterias na Europa e América do Norte e fechar fornecimento de matérias-primas essenciais.

A Toyota está investindo 70 bilhões de dólares para eletrificar veículos e produzir mais baterias, e espera vender pelo menos 3,5 milhões de modelos elétricos a bateria (BEV) em 2030. A montadora planeja pelo menos 30 BEVs diferentes e espera fazer a transição do toda a linha Lexus para bateria elétrica durante esse período.

A Ford continua aumentando seu nível de gastos com novos veículos elétricos – agora em 50 bilhões de dólares – e pelo menos 240 gigawatts-hora de capacidade de bateria com seus parceiros, pois pretende produzir cerca de 3 milhões de BEVs em 2030 – metade de seu volume total.

A Mercedes-Benz destinou pelo menos 47 bilhões de dólares para o desenvolvimento e produção de veículos elétricos, quase dois terços disso para aumentar sua capacidade global de baterias com parceiros para mais de 200 gigawatts-hora.

BMW, Stellantis e General Motors planejam gastar pelo menos 35 bilhões de dólares em veículos elétricos e baterias, a com Stellantis estabelecendo o programa de baterias mais agressivo: 400 gigawatts-hora planejados de capacidade com parceiros até 2030, incluindo quatro unidades na América do Norte.

(Por Paul Lienert)

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