A WayRay, uma montadora de automóveis da Suíça, apresentou na Alemanha o Holograktor, carro conceito que usa tecnologia de realidade aumentada em 3D e altera o para-brisa com uma tela holográfica. Com o slogan “metaverso sobre rodas”, a companhia quer dar o próximo passo no uso da tecnologia, ampliando a experiência de dirigir com o metaverso.

A imagem muda para o motorista através de uma película de fotopolímero transparente, criando uma imagem tridimensional diretamente no vidro do carro. A ideia foi batizada pela WayRay de “deep reality display”, oferecendo informações adicionais ao motorista e promovendo um campo de visão maior.

+ Saiba mais sobre o “metaverso”, nova tecnologia lançada pelo Facebook
+ Nissan espera vender 50% de carros elétricos até 2050

Ainda em caráter de teste e, por isso, limitada, essa experiência está restrita a informações sobre travessia de pedestres e semáforos, segundo a Car and Driver. Para o futuro, a montadora quer transformar o painel em uma espécie de televisão interativa, em que o motorista receba diversas informações além do que acontece na rua.

O painel holográfico da WayRay fornece informações adicionais para o motorista e prevê objetos e veículos na rua
O painel holográfico da WayRay fornece informações adicionais para o motorista e prevê objetos e veículos na rua (Crédito:Divulgação)

O Holograktor foi projetado para direção remota, controlada por um conjunto de radares, sensores e mapeamento das ruas, além de um volante dobrável para fornecer um espaço extra ao motorista.

A máquina será veloz, atingindo aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h e autonomia de 595 km.

A previsão da WayRay é disponibilizar o carro até o fim de 2025 e companhias como a Porsche, Hyundai e Alibaba são nomes que estão investindo na montadora.