Economia

Mesmo com pandemia, mercado de usados segue aquecido

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Em fevereiro, o setor tinha 876.306 automóveis de passeio e comerciais leves negociados (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Um dos poucos setores da economia que segue aquecido mesmo durante a pandemia é o de carros usados. O mercado brasileiro disparou em dezembro de 2020 e cresceu 23,6% na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Um balanço de fevereiro da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revela a expansão do mercado de carros usados. Em fevereiro, o setor registrava 876.306 automóveis de passeio e comerciais leves negociados, avanço de 15,1% sobre igual período de 2020.

+ Tem um seminovo da Ford? Especialista dá dicas sobre o que fazer

Líder do ranking de usados e seminovos, o Volkswagen Gol teve 68.562 unidades negociadas em fevereiro. A lista segue com Fiat Palio (42.424) e Fiat Uno (39.711).



Já entre os comerciais leves, os líderes na preferência do público foram a picape Fiat Strada (25.029), o Volkswagen Saveiro (18.012) e a Chevrolet S10 (13.011).

A rede mineira de lojas de carros seminovos Carbig, em entrevista ao IG, informou que no segundo mês deste ano viu um avanço de 20% nos veículos seminovos. A empresa destacou que a categoria tem melhor custo-benefício para o consumidor.

O diretor da rede Carbig, Felipe Pessoa, explicou ao IG que foi preciso reestruturar o setor de compras de veículos para lidar com o aumento na demanda.

Para o executivo, o cenário atual é favorável principalmente para quem busca se desfazer do seu automóvel.

Dicas

Uma das principais dúvidas dos consumidores é se a compra deve ser feita por uma loja ou particular. Se você comprar de um vendedor pessoa física, certamente pagará um valor menor do que em uma loja.

No entanto, na concessionária você tem a garantia do veículo, normalmente de 90 dias, e se tiver algum problema no período a loja vai resolver.

“A partir do momento que vendeu, a loja é responsável e você tem a quem recorrer”, disse ao site da IstoÉ Dinheiro Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.

Além disso, é importante ficar de olho na documentação do veículo. Se tem multa, impostos ou alguma pendência nos documentos do veículo.

Compras online

Com a pandemia, muitos clientes estão preferindo fazer as compras de forma online e essa modalidade requer ainda mais transparência do vendedor.

“A publicação com mais detalhes das condições mecânicas do carro é fundamental. Além disso, fazemos auditoria de 150 pontos da avaliação do carro para assegurar a condição do carro”, disse Matías Fernández Barrio, CEO da Karvi, plataforma de venda de carros novos e usados, ao site da IstoÉ Dinheiro.

Levar um mecânico de confiança ao fechar o negócio também pode ajudar a evitar surpresas.

“A compra particular é sempre mais complexa do que comprar na loja, porque a segurança para o cliente é bem maior. Verificar a qualificação do vendedor online, ficar de olho no seu histórico e fazer uma inspeção mecânica antes de comprar, tem até plataforma online que faz esse serviço, são alguns pontos que podem ajudar a evitar problemas”, orientou Barrio.

Por fim, o CEO da Karvi comenta que agora é um bom mês para quem quer comprar um carro, porque já passou o Ano Novo, Carnaval, férias, as mudanças já ocorreram, tem mais disponibilidade e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já foi pago pelo menos uma boa parte dos proprietários de veículos.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago