Negócios

Moedas digitais de bancos centrais recebem apoio total do BIS

Crédito: REUTERS/Arnd Wiegmann

Torre do edifício sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS) na Basileia, Suíça (Crédito: REUTERS/Arnd Wiegmann )

Por Marc Jones

LONDRES (Reuters) – O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) anunciou seu total apoio ao desenvolvimento de moedas digitais de bancos centrais, dizendo que elas são necessárias para modernizar as finanças e garantir que as gigantes da tecnologia não assumam o controle do dinheiro.

Apelidado de banco central dos bancos centrais mundiais, o BIS, que está coordenando muitas das discussões sobre moedas digitais, apresentou recomendações nesta quarta-feira sobre como deve ser uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

+ Bitcoin recua abaixo de US$30 mil pela 1ª vez desde janeiro
+ Banco Mundial nega ajuda a El Salvador para implementar bitcoin



Como parte de seu próximo relatório anual, o órgão estimou que pelo menos 56 bancos centrais e autoridades monetárias, representando cerca de um quinto da população mundial, estão considerando moedas digitais à medida que o comércio online muda.

“O trem saiu da estação”, disse Benoit Coeure, do BIS, referindo-se à mudança em direção às moedas digitais de bancos centrais e seu suporte. “Não é que nos deixamos levar, estamos apenas olhando em volta.”

O apoio vem num momento em que o uso de dinheiro físico cai globalmente e as autoridades procuram se defender da ameaça aos seus poderes de impressão de dinheiro, representada pelo bitcoin e pelas criptomoedas apoiadas por gigantes da tecnologia, como o diem, antiga Libra, do Facebook.

Sem CBDCs, o dinheiro digital se tornará cada vez mais dominado por grandes empresas de tecnologia, advertiu Coeure, pois elas alavancariam enormes bases de usuários de mídia social.

“Esse é um lugar onde você não quer estar, onde os governos não querem estar”, disse Coeure, descrevendo-o como uma perda de controle do dinheiro soberano.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5M0MB-BASEIMAGE

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago