A transição para o digital, para a nuvem, tem sido pauta para empresas tradicionais e até mesmo novas. E é um rito de passagem que a SoftwareOne, com seus 5 mil clientes no Brasil, mais de 300 funcionários e faturamento de US$ 878 milhões no mundo, está acostumada a fazer. Com sede na Suíça, ela realizou em abril o One Experience no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para marcar a volta dos eventos corporativos após a pandemia. Lá estiveram parceiros como AWS (Amazon), Google e Microsoft, além de clientes, para testarem carros como Porsche, Ferrari, Mercedes-Benz, um clássico Mustang e outros nas famosas curvas já riscadas por pilotos de Fórmula 1. “Pensamos em algo que tivesse a ver com a filosofia de nosso negócio, mirando a perfeição, a qualidade e a robustez”, disse o country manager da provedora de tecnologia, Otávio Argenton. O dia também teve palestras com o economista Ricardo Amorim e o comentarista esportivo Reginaldo Leme.

A corrida pela modernização levou ao aumento de 17,6% no lucro bruto no mundo da SoftwareOne. Só aqui no Brasil, pretendem ampliar em 30% o quadro de funcionários, que hoje bate na casa das 330 pessoas. A explicação é simples: cada vez mais é preciso ter um atendimento mais profundo com o cliente e suas várias linhas de negócio, pois assim que saltam para o digital, a adaptação e a reestruturação não são instantâneas. Argenton explica um ponto chave para se entender esse passo em direção à nuvem: “Os fabricantes de softwares, por exemplo, não implementam nem fazem gestão de nada, isso é o nosso trabalho. Somos especialistas em adoção das soluções e gestão de controle do ambiente, custos, segurança e escalabilidade”. Se a empresa não gere adequadamente seu custo de nuvem, por exemplo, ele pode explodir, explica o executivo. Atuando mais na linha cliente para cliente, a SoftwareOne ajudou a líder em gestão de restaurantes terceirizados, a multinacional brasileira Sapore, a migrar todo seu data center para a nuvem Microsoft Azure, ao longo de quatro meses. A SoftwareOne, aliás, é uma das maiores parceiras da empresa criada por Bill Gates em volume global de transações. Mesmo com os efeitos da pandemia diminuindo, 2022 vai ter um enorme movimento migratório: adeus, mundo analógico; olá, mundo digital.

Divulgação

“Queremos oferecer uma jornada do consumidor otimizada, por meio da tecnologia” Otávio Argenton Country Manager.