Numa galáxia tão grande como a que vivemos e com um espaço enorme e desconhecido, seríamos ingénuos se acreditássemos que somos os únicos seres vivos a marcar presença. Assim, existem astrónomos que investigam (e andam mesmo à procura) de elementos que possam confirmar essas civilizações alienígenas.

Assim sendo, um grupo de astrônomos detectou um “sinal intrigante” na direção da Proxima Centauri, o sistema estelar vizinho da Terra.
De acordo com as informações do The Guardian, os astrónomos ainda preparando todo o relatório. Contudo, o sinal é alegadamente um feixe estreito de ondas de rádio de 980 MHz.

+ Saiba como observar a conjunção da Lua com Marte nesta quarta-feira (23)
+ Sonda chinesa retorna à Terra com amostras da Lua

O “sinal intrigante” foi detectado em abril do ano passado, na Austrália. Aliás, apareceu apenas uma vez. Conforme a Scientific American, essa frequência é importante, porque é tipicamente carente de satélites feito pelo Homem.

Além disso, e mais misterioso ainda, é o fato de o sinal parecer ter sido deslocado ligeiramente enquanto estava sendo observado. Isto, de forma muito semelhante à deslocação causada pelo movimento de um planeta.

Procura por sinais de rádio alienígenas

Um desafio que está inerente à procura de comunicações alienígenas é que ninguém sabe efetivamente como essas civilizações se comunicam. Além disso, ninguém conhece todas as potenciais fontes naturais de ondas de rádio no universo.