Giro

Mistério de bolha gigante em galáxia vizinha é desvendado por estudo

Crédito: Divulgação - Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian

Misteriosa bolha é origem de todas estrelas jovens próximas à Terra (Crédito: Divulgação - Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian)

Astrônomos do Center for Astrophysics | Harvard & Smithsonian (CfA) e o Space Telescope Science Institute (STScI) reconstruíram a história evolutiva da nossa vizinhança galáctica, mostrando como uma cadeia de eventos iniciada há 14 milhões de anos levou à criação de uma vasta bolha responsável pela formação de todas as estrelas jovens nas proximidades. O vídeo com a animação pode ser visto aqui.



+ A Terra está “encolhendo”. Será uma ameaça à vida no planeta?

“Esta é realmente uma história de origem; pela primeira vez podemos explicar como toda a formação de estrelas próximas começou”, diz a astrônoma e especialista em visualização de dados Catherine Zucker , que completou o trabalho durante uma bolsa no CfA.

Uma animação 3D do espaço-tempo revela que todas as estrelas jovens e regiões de formação de estrelas – dentro de 500 anos-luz da Terra – ficam na superfície de uma bolha gigante conhecida como Bolha Local. Embora os astrônomos saibam de sua existência há décadas, os cientistas agora podem ver e entender o início da Bolha Local e seu impacto no gás ao seu redor.

Usando uma série de novos dados e técnicas de ciência de dados, a animação do espaço-tempo mostra como uma série de supernovas que explodiu há 14 milhões de anos, empurrou o gás interestelar para fora, criando uma estrutura semelhante a uma bolha com uma superfície pronta para a formação de estrelas.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Hoje, sete regiões bem conhecidas de formação de estrelas ou nuvens moleculares – regiões densas no espaço onde as estrelas podem se formar – ficam na superfície da bolha.

A velocidade de expansão da bolha, bem como as trajetórias passadas e presentes das jovens estrelas que se formam em sua superfície, foram obtidas usando dados obtidos pelo Gaia, um observatório espacial lançado pela Agência Espacial Européia.

“Esta é uma incrível história de detetive, impulsionada por dados e teoria”, diz a professora de Harvard e astrônoma do Centro de Astrofísica Alyssa Goodman, coautora do estudo e fundadora do software de visualização de dados cola que permitiu a descoberta. “Podemos juntar a história da formação de estrelas ao nosso redor usando uma grande variedade de pistas independentes: modelos de supernovas, movimentos estelares e novos mapas 3D requintados do material que cerca a Bolha Local”.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

3D agência espacial americana agência espacial europeia aniversário astrônomos atmosfera Bolha Local Como as galáxias foram criadas? Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? descoberta É uma galáxia? ESA espaço esppaço estação espacial estrelas jovens expansão do universo foto de planeta fotografia galáxia espiral galáxias HUBBLE Hubble falha huble Júpiter modo de segurança Nasa O que é um telescópio espacial? O que é uma galáxia de exemplos? O que o Hubble está olhando agora? O que o telescópio Hubble descobriu? O que são as galáxias? O que tem dentro de uma galáxia? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? planeta Quais as maiores galáxias do Universo? Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as galáxias do Universo? Quais são as galáxias que existem? Quais são os 3 tipos de galáxia? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual a função das galáxias? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome da galáxia na qual está localizada a Terra? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Quantas galáxias existem na Via Láctea? telescópio telescopio hubble universo