Giro

Missão tripulada a Marte pode ser lançada já em 2024

Crédito: Reprodução/SpaceX

Elon Muskestá "altamente confiante" que a SpaceX lançará pessoas em direção a Marte em 2026, ou em 2024 "se tivermos sorte" (Crédito: Reprodução/SpaceX)

O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que está “altamente confiante” que a empresa lançará pessoas em direção a Marte em 2026, acrescentando que o marco pode chegar já em 2024 “se tivermos sorte”. Os intervalos do alvo de dois anos são ditados pela dinâmica orbital: Terra e Marte se alinham favoravelmente para lançamentos interplanetários apenas uma vez a cada 26 meses.

+ Chipre pode servir como campo de testes para missão em Marte
+ Projeto de Elon Musk diz que planeta Marte será ‘livre’

A viagem será feita na Starship, impulsionada por um foguete Super Heavy da SpaceX. Os dois veículos serão totalmente reutilizáveis: o foguete retornará à Terra logo após a decolagem e a espaçonave será capaz de voar entre as órbitas da Terra e de Marte, afirmou Musk.

Último protótipo da Starship, o SN8, foi testado no fim de novembro e está se preparando para um grande voo que pretende lançar o veículo a uma altitude alvo de 15 quilômetros.

Viajar mais de 60 milhões de quilômetros pelo espaço e chegar em Marte não é o único desafio para a exploração (e futura colonização) do Planeta Vermelho. Os astronautas precisarão de oxigênio para respirar e de combustíveis para alimentar seus equipamentos. Mas uma pesquisa recente oferece uma solução para isso: água. Observações por satélite e sondas já comprovaram que Marte possui grandes quantidades de gelo – e até água líquida há alguns milhões de anos. O uso de certos catalisadores podem ajudar a eletrolisar salmouras de perclorato, gerando hidrogênio e oxigênio puros mesmo nas baixas temperaturas de Marte.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel