BRUXELAS (Reuters) – Os ministros das Finanças da zona do euro deverão indicar nesta segunda-feira que combate à inflação é a prioridade atual apesar do enfraquecimento da expansão do bloco, disseram as autoridades, que serão informados sobre a deterioração das perspectivas econômicas.

Em uma reunião mensal regular de ministros, a comissão executiva da UE deve fornecer uma atualização de suas previsões econômicas, mostrando crescimento mais lento e inflação mais alta, disseram as autoridades.

Os ministros se concentrarão no combate à inflação, indicando a disposição de se afastarem ainda mais do estímulo econômico maciço oferecido durante a fase aguda da pandemia de Covid-19.

De acordo com uma autoridades, deve ser reconhecido que “nos afastamos da necessidade de ajudar a economia”, ecoando recomendação de “uma política fiscal moderadamente restritiva” no próximo ano emitida em junho pelo Conselho Fiscal Europeu, um órgão consultivo.

O conselho, cuja recomendação será discutida pelos ministros nesta segunda-feira, pediu prudência fiscal especialmente para países com alto endividamento, como Itália, Grécia ou França.

(Reportagem de Francesco Guarascio)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6A0E5-BASEIMAGE