O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que é candidato à presidência da Câmara, acredita que o ministro da Economia, Paulo Guedes, poderá propor a retomada do auxílio emergencial no começo deste ano.

Baleia acredita na possibilidade, principalmente, devido à postura de seu oponente na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), que tem sinalizado que haverá a volta do auxílio emergencial.

+ Governo publica nova tabela do frete rodoviário com reajuste de até 2,51%
+ FGV: IPC-S desacelera nas 7 capitais pesquisadas na 2ª quadrissemana de janeiro

Lira é candidato ligado ao Palácio do Planalto para a presidência da Câmara, de acordo com notícia publicada pelo Terra. E para Baleia Rossi, seu oponente não está apenas reproduzindo o que o candidato do MDB diz durante sua campanha, e sim respeitando um comando da Presidência da República.

Para Baleia Rossi, é de responsabilidade de Guedes e sua equipe apresentarem uma sugestão para a volta do benefício. Isso adequando esta proposta dentro do teto de gastos.

Segundo o Terra, Baleia Rossi foi o primeiro a defender a continuidade do auxílio, antes de dezembro. Mas depois, o candidato à presidência da Câmara reformou o discurso e reforçou a responsabilidade fiscal. Para ele, é impossível retomar o auxílio emergencial sem realizar mudanças nas despesas.

Saques

Atualmente, a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento em dinheiro para os aprovados do auxílio emergencial que já receberam o benefício no aplicativo Caixa Tem e ainda têm saldo.

Esses pagamentos seguem até o dia 27 de janeiro, dia em que os nascidos em dezembro terão acesso ao saque do saldo disponível do auxílio emergencial.

Confira o calendário abaixo:

Calendário de saques dos Ciclos 5 e 6