Nesta segunda-feira (15), o ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, reuniu-se com o fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, Elon Musk. O encontro, que aconteceu em Austin, no Texas, Estados Unidos, foi para discutir uma parceria com o governo brasileiro.

Entre os principais pontos do acordo está o uso da tecnologia para preservação da floresta amazônica, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais. Além disso, o projeto quer levar conectividade para escolas e unidades de saúde em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos.

+ Elon Musk vendeu US$ 6,9 bilhões de ações de Tesla

“Queremos aliar a tecnologia desenvolvida por eles com o programa Wi-Fi Brasil”, destacou o ministro. Para Faria, os cerca de 4.500 satélites que orbitam em baixa altitude das empresas de Musk, podem colaborar nesse projeto.

Para Elon Musk, levar internet às “pessoas do Brasil com mais dificuldade de se conectar” é uma oportunidade a ser celebrada. “Estamos ansiosos para poder proporcionar conectividade para os menos conectados”, ressaltou o empresário.

Em julho deste ano, a SpaceX fechou parceria com o Chile para disponibilizar internet para duas cidades do país. Para fazer a conexão, a empresa distribuiu kits de recepção de sinal de satélite, que permitirão serviços gratuitos de acesso por um ano.