Giro

Ministro belga alerta sobre riscos com enorme centro de logística do Alibaba

Ministro belga alerta sobre riscos com enorme centro de logística do Alibaba

Um cartaz do Alibaba do lado de fora do escritório da empresa em Pequim em 13 de abril de 2021 - AFP

As instalações que estão sendo preparadas pelo gigante comercial chinês Alibaba nas proximidades do aeroporto de Liège podem permitir o acesso a “áreas sensíveis” do terminal aéreo aos serviços de inteligência chineses, alertou o ministro da Justiça belga, Vincent Van Quickenborne.

As declarações do governante foram feitas na quarta-feira perante uma comissão parlamentar, embora tenham sido divulgadas nesta sexta-feira(7), em um momento em que as tensões entre a União Europeia (UE) e o gigante asiático se intensificam.

As leis da China, disse o ministro belga, “obrigam todas as empresas [do país] a cooperar com as agências de inteligência. Empresas como a Alibaba são obrigadas a abrir posições dentro da empresa para seus agentes”.

Na opinião de Van Quickenborne, esses agentes “poderiam ter acesso a áreas confidenciais e seguras do aeroporto ou a dados comerciais e pessoais mantidos pelo Alibaba”.

Após um acordo assinado em 2018 com as autoridades regionais da Valônia (sul da Bélgica), a Cainiao, subsidiária de carga do Alibaba, deve transformar suas enormes instalações próximas ao aeroporto de Liège em uma plataforma logística.

As obras estão sendo finalizadas e o centro de distribuição deverá estar operacional “até ao final de 2021”, informaram a administração regional.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

O grupo chinês pretende fazer deste local o seu principal hub logístico na Europa Ocidental para ligar esta região do mundo à Ásia e África.

“O objetivo final é entregar cada pacote em 72 horas internacionalmente”, com um total de seis centros de distribuição em todo o mundo, anunciou o Alibaba em 2018.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel