O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, pediu nesta quinta-feira que o Banco Central Europeu (BCE) considere uma retirada “oportuna” dos estímulos monetários na região.

Os comentários aconteceram momentos antes da reunião de política monetária do BC europeu. Schäuble afirmou que, quanto mais tempos os juros permanecerem ultra baixos, maior será o “encargo” quando a política for normalizada.

“É por isso que eu advogo uma retirada oportuna”, afirmou o dirigente em uma conferência em Berlim.

O BCE anuncia sua decisão às 9h45 (de Brasília), e é esperado que não haja mudanças no juro de referência ou no programa de compras de ativos.

Schäuble, que se encontra com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, na próxima semana, comentou também enxergar afinidades entre seu país e os Estados Unidos no terreno da regulação do setor financeiro.

Ambos devem se reunir na próxima quinta-feira, antes da reunião dos ministros do G-20.

“Acredito que temos bastante em comum e que precisamos nos ater às lições básicas retiradas da crise financeira”, afirmou. “Para bancos grandes e relevantes para o sistema, precisamos de regras estritas e que valem internacionalmente. Fonte: Dow Jones Newswires.