Giro

Ministério Público vai à Justiça para evitar falta de oxigênio hospitalar em S. Sebastião

Crédito: Divulgação - Prefeitura de São Vicente

Promotores apontaram colapso na rede de oxigênio hospitalar em São Vicente e recorreram à Justiça para garantir o abastecimento no município (Crédito: Divulgação - Prefeitura de São Vicente)

A falta de oxigênio em hospitais brasileiros tem sido motivo de grande preocupação. Depois da situação catastrófica vivida por Manaus e outras cidades amazonenses, o MPSP (Ministério Público de São Paulo) quer evitar que o mesmo ocorra por aqui.

Os promotores apontaram colapso na rede de oxigênio hospitalar na cidade de São Vicente, litoral paulista, e recorreram à Justiça para garantir o abastecimento no município.

+ Falta de oxigênio mata ao menos 24 pacientes em cidades do interior do AM e do PA

A ação foi ajuizada na sexta-feira (29) pelo MPSP e pela Defensoria Pública do Estado e pede liminar para obrigar o município de São Sebastião e o Hospital das Clínicas local a comprar cilindros de oxigênio em quantidade suficiente para atender às demandas de pacientes com covid-19. Solicitam ainda uma reserva de 100% da mesma quantidade para evitar risco de desabastecimento.

Promotoria e Defensoria pretendem ainda que, após o recebimento dos cilindros, a Justiça imponha a interdição temporária das usinas de produção de oxigênio do Hospital das Clínicas de São Sebastião, com a suspensão de fornecimento de oxigênio pela rede disponível para esta usina, até que haja, após perícia realizada por empresa contratada pelo município, a regularização de todo o processo de produção de oxigênio medicinal no local.

A ação também requer a implementação de uma equipe de monitoramento do abastecimento de oxigênio pela rede pública municipal de São Sebastião destinados ao tratamento da covid, assim como a contratação de empresa para realizar desratização e dedetização do Hospital das Clínicas.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel