Giro

Ministério planeja adiantar aplicação da segunda dose da Pfizer em setembro, diz Queiroga

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O ministro da Saúde disse que o governo federal pretende antecipar a aplicação da segunda dose de vacinas da Pfizer a partir de setembro deste ano (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )



BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse neste sábado que o governo federal pretende antecipar a aplicação da segunda dose de vacinas da Pfizer a partir de setembro deste ano, quando todos as pessoas acima de 18 anos já tiverem tomado ao menos uma dose de vacinas.

“À medida em que a gente avance na primeira dose, já se rediscutiu colocar a Pfizer no intervalo de 21 dias. Aí a gente avança na segunda”, acrescentando que a previsão de isso acontecer é em setembro. “Nós já temos 70% da população acima de 18 anos com uma dose.

+ Com baixo estoque de AstraZeneca, Saúde dá aval para 2ª dose com Pfizer

A bula das vacinas da Pfizer indica a aplicação da segunda dose 21 dias depois da primeira, mas o governo brasileiro decidiu estender o prazo para três meses inicialmente por temor sobre o cronograma de chegada dos imunizantes ao país.




Com a regularização da entrega, o Ministério da Saúde começou a estudar a volta ao prazo original, mas retardou a mudança até a vacinação chegar aos 18 anos a pedido dos secretários estaduais.

Em um evento em Brasília, Queiroga aproveitou também para criticar a decisão do governo de São Paulo de entrar na Justiça para receber doses de vacinas que, de acordo com a Secretaria de Saúde, o ministério deve ao estado e não entregou.

“Apesar de ser um direito ir à Justiça, entendo que é uma ação descabida. De certa maneira, é uma litigância de má-fé por parte do Estado de São Paulo”, afirmou Queiroga. “Como estão anunciando vacinação entre 18 e 20 anos e não tem vacina? Tem vacina sim, têm recebido vacinas.”


Queiroga insiste que São Paulo retirou doses a mais da CoronaVac diretamente do instituto Butantan, e que as doses de Pfizer não entregues seriam uma equalização. Em uma reunião na semana passada o Estado e o ministério tentaram um acordo mas, a despeito da promessa de Queiroga de que a situação seria regularizada, a situação não se resolveu.

“O que o ministério quer é garantir equidade, que os estados todos sigam um ritmo semelhante. Claro que existem pequenas variações, depende da demografia de cada Estado, mas se trabalhássemos juntos no diálogo para resolver essas questões, em vez de dar trabalho à Justiça, seria muito melhor”, disse o ministro.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)






Tópicos

100 milhões a primeira dose da vacina astrazeneca ja imuniza adolescentes antecipação anticorpos contra a covid AstraZeneca astrazeneca vacina vencida Brasil Brasil vacinados quantos são brasileiros vacinados calendario de vacinacao covid sp calendario vacinacao sp como tarcísio e glória pegaram covid coronavac covid Delta Delta B.1.617.2 doses doses diferentes estudo filometro sp governo São Paulo imagens de fumantes doentes imunização inside diagnósticos resultado de exames covid Instituto Butantan israel restrições janssen janela de imunização janssen período de proteção janssen precisa de mais uma doze João Doria jovens judicialização mandemia balanço mundo Marcelo Queiroga melhores vacinas covid Ministério da Saúde Nature nova variante da covid-19 o que acontece se tomar vacina com covid o que é resposta imune? O que pode acontecer com uma pessoa que fuma? onde tomar vacina covid? pandemia balanço brasil pandemia balanço mundo passar mal depois de fumar cigarro Pfizer pfizer 3ª dose pni pode ingerir álcool depois de tomar vacina da covid? postos de vacinação covid sp pra que tomar 3ª dose? pre cadastro vacina covid prefeitura de sp vacinação primeira dose protocolo covid quais os sintomas da nova variante delta quais os sintomas da variante delta? quais os sintomas do covid 19 qual vacina precisa de 3ª dose? Qual vacina protege contra variante delta? Qual vacina protege contra variante indiana? resposta imune resposta imune Delta Plus resposta imune variante delta resposta imune variante Gamma revista Nature segunda dose sequelas do covid silvio santos covid SP tabagismo Updated vacina vacina 24 anos vacina covid adolescentes vacina covid cotia vacina covid piracicaba vacinação vacinação adolescente SP vacinação adolescentes vacinação balanço brasil vacinação covid belo horizonte vacinação covid campinas vacinação são paulo vacinação SP vacinação sp 18 anos vacinação sp 19 anos vacinaja vacinas vacinas balanço 2021 vacinometro sp variante P.1 variante P1 variantes Variantes Covid-19 VIRADA DA VACINAÇÃO