Giro

Ministério da Saúde reduz em 12 milhões previsão de vacinas para junho por atraso da Fiocruz

Crédito: REUTERS/Ricardo Moraes

Vacina contra Covid-19 no Rio de Janeiro (Crédito: REUTERS/Ricardo Moraes)

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Ministério da Saúde reduziu nesta quarta-feira para 41,9 milhões a previsão de doses de vacinas contra Covid-19 a serem recebidas em junho, ante estimativa anterior de 54 milhões de doses, devido a um atraso na produção pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da vacina da AstraZeneca.

Em audiência de autoridades do ministério em comissão da Câmara dos Deputados, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, disse que a Fiocruz informou que reduzirá sua produção em 12 milhões de doses, após um atraso para receber insumos da China para o envase do imunizante.

Fase de transição do Plano SP é prorrogada por mais duas semanas



Segundo ele, a previsão atual do ministério para junho inclui 20,9 milhões de doses da vacina da AstraZeneca fornecidas pela Fiocruz; 12 milhões de doses da vacina da Pfizer; 5 milhões de doses da CoronaVac, da Sinovac, envasadas pelo Instituto Butantan; e 4 milhões de doses da vacina da Pfizer a serem recebidas por meio do programa global Covax.

O secretário-executivo disse que o ministério está tentando antecipar a chegada de dois lotes de insumos da vacina da AstraZeneca previstos originalmente para 20 de junho, o que poderia reverter a redução de doses provocada pelo atraso da Fiocruz, mas ainda não há garantias de envio por parte da China.

O Brasil vacinou até o momento 42,7 milhões de pessoas com a primeira dose, o equivalente a 20,3% da população, mas apenas metade recebeu as duas doses, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Tanto a Fiocruz quanto o Butantan foram forçados a interromper por alguns dias a produção das vacinas da AstraZeneca e CoronaVac, respectivamente, pelo atraso no envio de insumos pela China. A produção foi retomada esta semana, mas as entregas ao ministério irão demorar ainda algumas semanas.

“Há uma dificuldade com os insumos a nível mundial, isso não se verifica apenas no Brasil”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na audiência, acrescentando que o esforço “em busca de vacinas é diuturno”.

Queiroga afirmou que o ministério também tenta antecipar a chegada das 38 milhões de doses contratadas da vacina da Janssen, da Johnson & Johnson, cuja previsão original é de 17 milhões no terceiro trimestre e 21 milhões no quarto.

O ministro também comentou conversas com os Estados Unidos em vista de incluir o Brasil entre os países destinatários de vacinas que serão doadas pelo governo norte-americano, e reiterou que o Brasil não seria beneficiado por uma eventual licença compulsória para produção de vacinas.

“Se nós tivéssemos no Brasil condições de produzir vacinas com licenciamento compulsório seria excelente, mas nós não temos. Isso não resolveria a situação imediata”, afirmou.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4P0Z0-BASEIMAGE

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose atraso vacina aztrazeneca coágulos Fiocruz BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas combinação de vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação duas doses efeitos colaterais falta de doses falta vacina farmacêuticas fiocruz atraso imunizantes brasil Índia Johnson & Johnson coágulos suspensão moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? pets hospedeiros Pfizer pfizer 3ª dose pfizer dose de reforço pfizer terceira dose pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi segunda dose site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? Updated vacina vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação drive-thru vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros variante da índia variante da Tanzânia variante indiana