Economia

Ministério da Economia aceita reforço em vale-gás após alta do petróleo, mas quer compensação- fontes

Crédito: REUTERS/Pilar Olivares

Moradores compram gás de cozinha no Rio de Janeiro (Crédito: REUTERS/Pilar Olivares)



Por Marcela Ayres e Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Economia passou a demonstrar apoio a um reforço no programa que distribui auxílio gás de cozinha a famílias de baixa renda em resposta ao aumento dos preços do petróleo depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, disseram à Reuters duas fontes da pasta com conhecimento do assunto.

Em meio à tentativa no Congresso de ampliação dessa despesa por fora do teto de gastos, os dois membros do ministério se posicionaram contra a ideia e afirmaram que caso o benefício seja aprovado será necessário cortar outras despesas no Orçamento para compensar a iniciativa.

+ Balança comercial tem superávit de US$ 4,049 bilhões em fevereiro




À medida em que o preço do barril do petróleo sobe a um patamar acima de 110 dólares, alavancado pelo conflito no Leste Europeu, aumenta a pressão política para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, apoie medidas para conter os preços dos combustíveis, cuja alta afetou fortemente a inflação de dois dígitos no país.

O aumento do Orçamento para o programa de vale-gás faz parte de uma proposta em tramitação no Senado sobre a alteração da apuração do ICMS estadual sobre combustíveis.

A criação de um fundo de estabilização de preços de combustíveis faz parte de outro projeto de lei que tramita na Casa, mas o ministério é firmemente contra, disseram as fontes, destacando que a medida seria muito cara e pouco eficaz.


Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que ambos os projetos estarão na mesa para votação na próxima semana.

Segundo uma das fontes, o aumento dos vales de gás é visto como “menos ruim” do ponto de vista fiscal, pois se concentra nas pessoas mais vulneráveis.

O relator do projeto, senador Jean Paul Prates, propôs que o Orçamento do programa dobre este ano, atingindo 11 milhões de famílias, o que exigiria um gasto adicional de 1,9 bilhão de reais.

Na proposta de Prates, essa despesa seria financiada por arrecadação com exploração de petróleo. No entanto, ele sugere que o gasto seja feito por meio de crédito extraordinário, mecanismo que contorna a regra do teto de gastos.

De acordo com as fontes ouvidas pela Reuters, o Ministério da Economia vê a necessidade de cancelar gastos para acomodar essa nova despesa, respeitando o mecanismo que limita o crescimento dos gastos do governo federal.

Há dificuldade de encontrar essas fontes porque as contas deste ano já estão apertadas e há insuficiência de recursos em ministérios, além de pressões por mais gastos em outras áreas, como na busca de reajustes salariais por servidores.

O auxílio gás foi aprovado pelo Congresso em outubro de 2021. O programa concede a cada dois meses 50% do valor médio do botijão para famílias de baixa renda.

 

(edição de Isabel Versiani)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2215H-BASEIMAGE






Tópicos

50% da média do preço do botijão Agência Nacional de Petróleo agências da Caixa Econômica Federal ANP aplicativo caixa tem áreas atingidas pelas fortes chuvas aumento do gás auxilio brasil auxílio gás beneficiários do Auxílio Brasil beneficiários do Programa Auxílio Brasil benefício de prestação continuada botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo botijões de 13kg BPC cadastro único Caixa Aqui Caixa Econômica Federal calendário de pagamentos cartão de crédito virtual cartão do benefício assistencial casas lotéricas compra de botijões compra de botijões de 13kg correspondentes bancários Caixa Aqui Covid-19 emissão e entrega de notificação da concessão do Auxílio Gás às famílias famílias afetadas com o aumento do gás e de alimentos famílias atendidas pelo Auxílio Gás famílias inscritas no Cadastro Único final do Número de Identificação Social fortes chuvas em Minas Gerais e Bahia Gás Natural e Biocombustíveis GLP governo federal implantação do Auxílio Gás integrantes do Benefício de Prestação Continuada integrantes na família lojas maior quantidade de integrantes na família melhorar a situação econômica de famílias menor renda per capita Ministério da Cidadania NIS Número de Identificação Social pagamentos de contas em farmácias pessoas das áreas atingidas pelas fortes chuvas preço médio em novembro procedimentos relativos ao saque programa auxílio brasil Qr Code Quais os critérios para receber o Auxílio Gás? Qualidade de vida quantidade de integrantes na família Região Nordeste renda mensal da família Renda per capita renda per capita menor ou igual a um salário mínimo saque do dinheiro situação de vulnerabilidade supermercados transferências bancárias valor do Auxílio Gás valor médio nacional do botijão de 13kg valor repassado aos cidadãos