Agronegócio

Ministério da Agricultura aguarda notificação da China sobre frango contaminado

Crédito: Embrapa/Lucas Scherer Cardoso

Autoridade sanitária chinesa teria realizado uma suposta detecção de ácido nucleico do coronavírus na superfície de uma amostra de asa de frango congelada, oriunda de um lote importado do Brasil (Crédito: Embrapa/Lucas Scherer Cardoso)

Na manhã de hoje (13), foi publicada nota no site do município de Shenzhen, na China, com informações da autoridade sanitária local sobre uma suposta detecção de ácido nucleico do coronavírus na superfície de uma amostra de asa de frango congelada, oriunda de um lote importado do Brasil.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o documento chinês aponta que outras amostras do mesmo lote foram coletadas, analisadas e os resultados foram negativos. A Pasta brasileira destacou ainda que até as 11h50 desta manhã, quando publicou nota, não foi notificada oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência.

Segundo o Mapa, o Escritório de Prevenção e Controle de Epidemiologia de Shenzhen informou que todas as pessoas que manusearam ou entraram em contato com o material testaram negativo para a covid-19.

+ China diz que frango brasileiro está contaminado com coronavírus
+ China detecta coronavírus em frango importado do Brasil

A Aurora Alimentos, uma das maiores do Brasil na produção de Frango, localizada em Santa Catarina, confirmou que pertence à empresa o lote mencionado pelas autoridades chinesas, segundo o site da Época. A companhia garantiu que já está tomando as devidas providências para coletar informações sobre o caso com o governo da China.

Segundo a Pasta, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que não há comprovação científica de transmissão do vírus da covid-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados.

Segundo nota da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ainda não está claro sobre a contaminação ou em qual momento ocorreu a contaminação com o ácido na embalagem dos alimentos.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?