Operações financeiras e investimentos com o uso de blockchain (sistema que registra e autentica as transações dos usuários) já são bem conhecidos entre as pessoas que compram e vendem moedas virtuais.

E dentro desse ambiente circulam os tokens, representações de ativos reais, como dinheiro, contratos e propriedades. É com foco em blockchain, criptomoedas e tokens que o empresário Alexandre Lafer Frankel pretende atingir R$ 10 bilhões em lançamentos imobiliários e R$ 2 bilhões de faturamento neste ano.

Ele é fundador da construtora Vitacon e CEO da plataforma Housi, especializada em aluguel de imóveis por assinatura. Em março, Frankel lançará um empreendimento com 200 apartamentos nos Jardins, em São Paulo, que poderá ser negociado por meio de tokens. “Essas tecnologias, que vão dominar o mercado dentro de uns três anos, reduzem em até 80% os custos de operação para quem investe”, afirmou Frankel. O projeto será implementado em parceria com a Vitacon, hoje comandada por seu irmão, Ariel Lafer, e com a empresa de tecnologia Insignia.

Para atrair investidores, a Housi vai propor redução de até um terço na taxa mensal de condomínio para os compradores que aderirem à tokenização. “Progressivamente, quero levar essa possibilidade a 100% de nossos empreendimentos nos próximos anos”.

(Nota publicada na edição 1261 da Revista Dinheiro)