Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro na maior produtora de aço, a China, caíram nesta sexta-feira rumo a uma segunda perda semanal consecutiva, com o preço referencial de Dalian oscilando perto de seu menor nível em sete meses devido ao temor de mais restrições à atividade siderúrgica.

O minério de ferro mais negociado de janeiro na Bolsa de Commodity de Dalian encerrou as negociações do dia com queda de 0,3%, a 732,50 iuanes (113,66 dólares) a tonelada. Atingiu 717,50 iuanes por tonelada na quinta-feira, o valor mais baixo desde 4 de fevereiro.

O contrato de outubro do ingrediente siderúrgico na Bolsa de Cingapura caía cerca de 1%.

O minério de ferro spot se manteve em uma mínima de nove meses, a 131,50 dólares a tonelada, nesta sexta-feira, mostraram dados da consultoria SteelHome SH-CCN-IRNOR62.

“Os preços do minério de ferro tiveram alguns meses voláteis, mas com o fechamento de agosto, ficou claro que houve uma mudança significativa no mercado, o que nos levou a revisar para baixo nossa previsão de fim de ano de 175 dólares a tonelada para 125 dólares a tonelada”, disse o economista sênior da Westpac Justin Smirk.

A China prometeu limitar a produção de aço bruto este ano em não mais do que a produção de 2020 para conter a poluição industrial. Mas as notícias de possíveis restrições adicionais abalaram o mercado.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH890GO-BASEIMAGE