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MilllerCoors processa Budweiser por alegação sobre uso de xarope de milho na cerveja

Em propaganda veiculada no Super Bowl, a Bud afirma que não usa xarope de milho em sua composição, diferente das concorrentes Miller Lite e Coors Light

MilllerCoors processa Budweiser por alegação sobre uso de xarope de milho na cerveja

foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP

Durante o Super Bowl LIII, uma das propagandas veiculadas nos caríssimos espaços publicitários do jogo foi uma cutucada nada sutil da Anheuser-Busch – cervejaria controlada pela 3G e responsável por fazer Budweiser, Bud Light e Busch Light – em sua grande rival no mercado americano, a MillerCoors, que faz a Miller Lite e Coors Light. O vídeo, ambientado na idade média, mostrava o “castelo” da Bud Light recebendo um carregamento de xarope de milho, que na verdade era destinado para o castelo da Miller Lite. A peça publicitária tentava mostrar que as cervejas da MillerCoors levam o produto em sua composição, considerado por muitos como impróprio para cerveja.

A MillerCoors não gostou nem um pouco da provocação, e elevou o tom da disputa entrando com um processo contra a Anheuser-Busch nesta quinta-feira (22) no estado americano de Wisconsin, alegando uma “falsa e enganosa campanha de publicidade mirando a Miller Lite e Coors Light para fazer com que consumidores de cerveja acreditem que há xarope de milho e xarope de alta frutose nestas cervejas,  e assim aumentar as vendas da Bud Light.”

A cervejaria pede para a Suprema Corte dos Estados Unidos obrigue a empresa controlada pela 3G não apenas tire do ar sua propaganda, como também lance nova campanha para corrigir as “informações falsas e enganosas criada pelo vídeo original.” O processo ainda afirma que a Anheuser-Busch gastou cerca de US$ 13 milhões em mídia” para enganar 100 milhões de consumidores durante o Super Bowl.

A MillerCoors também abriu o jogo e afirmou que o xarope de milho é sim usado em suas cervejas, assim como na de outras marcas, mas que não está presente no produto final. Ela afirma que esta percepção – de que apenas algumas bebidas usam o ingrediente – é ruim para toda a categoria de cervejas. Após a propaganda, a cervejaria admitiu o uso do xarope em seu site, mídias sociais e propagadas em jornais agradecendo a concorrente.

Em resposta, a Anheuser-Busch disse que sua propaganda é “verdadeira e tem a intenção de mostrar a principal diferença entre a Miller Lite e Coors Light. Elas usam xarope de milho. A Bud Light não”.