Dale Vince, multi-milionário e fundador da companhia fornecedora de energia verde Ecotricity, afirma ter desenvolvido diamantes feitos de uma “instalação de mineração do céu” na cidade de Stroud, condado de Gloucestershire, Inglaterra, segundo informações do The Guardian.

+ Economia verde pode criar muitos empregos no Brasil, diz Levy
+ Gigantes do petróleo enfrentam o desafio da adaptação à economia verde

A tecnologia utiliza dióxido de carbono capturado diretamente da atmosfera para formar os diamantes – que são quimicamente idênticos aos diamantes extraídos da Terra – utilizando energia eólica e solar, com água recolhida das chuvas.

Vince espera que a sua nova empresa, a Sky Diamonds, produza 200 quilates de diamantes com carbono negativo todos os meses, mas ressalta que a instalação pode aumentar para 1.000 quilates por mês dentro do próximo ano.

O produto é o “primeiro diamante de impacto zero do mundo”, diz Vince, e poderia ajudar a limpar o ar, removendo o dióxido de carbono da atmosfera.

O empresário afirma ainda esperar desafiar a indústria tradicional de extração de diamantes, que causa “danos irreversíveis” ao meio ambiente.