Por Mark Weinraub

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros de milho e soja na Bolsa de Chicago caíram na terça-feira sob pressão de um ritmo acelerado de plantio nas principais áreas de produção do Meio-Oeste dos EUA e uma perspectiva de clima favorável quando a semeadura terminar, disseram traders.

O USDA disse na segunda-feira que os agricultores plantaram 35% de sua área de soja pretendida até 7 de maio, o segundo ritmo mais rápido já registrado.

Os futuros de trigo de inverno também se enfraqueceram, com o contrato de referência caindo 1,6% devido às boas condições de campo no leste do Meio-Oeste, onde grande parte dessa safra é cultivada.

“Dadas as condições climáticas nos Estados Unidos sendo amplamente favoráveis, você simplesmente não terá interesse de compra”, disse Scott Harms, especialista em risco agrícola da Archer Financial Services.

“O mercado de milho, o mercado de soja e o mercado de trigo simplesmente não têm um amigo agora.”

As preocupações com o enfraquecimento da demanda de exportação empurraram os contratos futuros de milho abaixo de suas mínimas do dia depois que o Departamento de Agricultura dos EUA anunciou que exportadores privados relataram o cancelamento de vendas totalizando 272.000 toneladas com destino à China.

A soja fechou em queda de 19,50 centavos, a 14,1425 por bushel.

O trigo caiu 10,50 centavos a 6,435 o bushel.

O milho fechou em baixa de 11,75 cents at 5,8475 dólares o bushel.