Tecnologia

Microsoft pretende criar serviço de streaming de games para celulares

Através do streaming, será possível jogar as franquias da empresa como Halo, Gears of War e Forza em qualquer aparelho mobile.

Crédito: Youtube/Reprodução

A Microsoft enxerga na nuvem o fim da necessidade de ter consoles e computadores potentes para rodar grandes jogos. Sua primeira medida em direção a esta nova realidade foi o serviço de “aluguel” de Xbox, um passo em direção a uma maior rotatividades entre os aparelhos. Agora, a empresa fundada por Bill Gates quer ir além e fornecer um serviço de streaming de jogos de vídeo-game para celulares e tablets.

Se trata do projeto xCloud, desenvolvido em parceria com a empresa de cloud computing Azure Cloud. Com ele, a Microsoft pretende trazer a nova geração de games para o mercado mobile, acabando com a necessidade de ter potentes aparelhos para rodar os jogos. Através do streaming, será possível jogar as franquias da empresa como Halo, Gears of War e Forza em qualquer aparelho mobile.

A Microsoft também afirmou que o sistema está aberto para desenvolvedores utilizarem a plataforma para criar novos jogos. Será possível jogá-los com o controle do Xbox One via bluetooth, ou com o touchpad do aparelho. Para o pleno funcionamento do sistema, será necessário conexões 4G e 5G.

Segundo cálculos da Microsoft, existem 2 bilhões de gamers no mundo, entre donos de consoles até casuais que jogam games mobile. O objetivo da empresa é eliminar barreiras de entrada da indústria e democratizar o acesso. Para tal, usarão quatro enormes data center da Azure, que dão suporte para 140 países em 54 regiões distintas do planetas. Para criar o ambiente ideal para o streaming, os servidores que serão utilizados para o xCloud foram feitos utilizando os hardwares do Xbox One, ligando-os em cadeia para garantir a mesma qualidade de estar usando o console físico. Ainda não se sabe a data de lançamento, mas estima-se que um teste público será aberto em 2019.

 

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?