Desenvolvida pela Microsoft, foi lançada nesta quarta-feira (4) uma plataforma que promete facilitar ações de combate ao desmatamento na floresta amazônica. A PrevisIA também foi desenvolvida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e o Fundo Vale.

A ferramenta antecipa informações de regiões que estão na rota de desmatamento e incêndio usando um algoritmo que analisa, com imagens de satélite, dados da topografia local, cobertura de solo e estradas que se formam na floresta. Assim que algo é detectado, órgãos públicos recebem alertas, que podem ser acompanhados pelo público também.

+ Governo inaugura antena para ampliar fiscalização na Amazônia

A Microsoft entrou no projeto com recursos de nuvem do Microsoft Azure e o algoritmo de inteligência artificial da Imazon, que serviram para melhorar o modelo de risco de desmatamento para identificar zonas ameaçadas pelo desmatamento.

Ranking de risco de desmatamento por município

Pelas informações da PrevisIA, mais de 9,6 mil km quadrados estarão em risco na Amazônia até março de 2022. Isso representa 29% de toda a região da Amazônia Legal.

1 – São Félix do Xingu (Pará);

2 – Colniza (Mato Grosso);

3 – Lábrea (Amazonas);

4 – Porto Velho (Rondônia);

5 – Feijó (Acre);

6 – Rorainópolis (Roraima);

7 – Arame (Maranhão);

8 – Mazagão (Amapá);

9 – Pium (Tocantins).

Você pode acessar a plataforma online clicando aqui.