A Microsoft apresentou o HoloLens 2, a nova versão do headset de realidade aumentada, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, neste domingo (25). O lançamento representa a aposta da gigante da computação no nicho de “realidades misturadas” e o emprego cada vez maior deste tipo de tecnologia em ambientes de trabalho. O sistema da Microsoft permite a visualização e toque de hologramas e a manipulação de objetos virtuais em tempo real.

“Este novo meio é apenas o começo de experimentar o que é possível quando você conecta o mundo digital ao mundo físico, para transformar a forma como trabalhamos, aprendemos e jogamos”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, no evento de lançamento na Espanha.

O modelo custará US$ 3,5 mil – mais barato que o primeiro modelo lançado há mais de quatro anos. A Microsoft espera que o preço torne o produto mais acessível no mercado e popularize o seu uso em diversas frentes.

A Microsoft é uma das várias empresas que investem em dispositivos de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA). A companhia de Bill Gates disputa a liderança do setor com o Facebook, responsável pelo Quest, lançado no ano passado a US$ 399, e a startup Magic Leap. A Huawei já anunciou que também está investindo na área.