As mulheres ainda não têm presença marcante no empreendedorismo digital – e isso não é segredo para ninguém. Elas são apenas 15,7% dos sócios das 12,7 mil empresas de base tecnológica mapeadas pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Segundo a pesquisa 100 Super Founders, da plataforma de inovação Distrito, a participação de mulheres na liderança de startups no Brasil é de apenas 2%. A Microsoft, que atua há 30 anos no Brasil, sabe disso. Desde 2011, a empresa de Bill Gates já apoiou mais de 7 mil startups no País, com investimento superior a US$ 202 milhões em créditos em nuvem. Agora arregaçou as mangas de vez. Em parceria com Sebrae Nacional, Bertha Capital e Belvedere Investimentos, lançou duas iniciativas com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil, especialmente em direção ao uso de Inteligência Artificial (IA) e a geração de impacto social sustentável. Elas envolvem investimentos – Fundo de Investimento em Participações de Capital Semente (Women Entrepreneurship – Fundo WE), que fará aportes de R$ 500 mil a R$ 5 milhões em negócios liderados por mulheres – e educação empreendedora, por meio do Portal WE. A ideia é englobar projetos de todas as regiões, tocados por empreendedoras. Não importa a graduação, se superior ou técnica, já que serão oferecidas capacitações com o investimento.

(Nota publicada na Edição 1149 da revista Dinheiro)