Geral

Michael Jordan revela que preferia os tênis da Adidas

Crédito: Reprodução/Jordan

O Air Jordan I foi lançado em abril de 1985 e virou ícone da cultura pop deste então (Crédito: Reprodução/Jordan)

A marca “Jordan” é unanimidade no mundo das roupas e calçados esportivos. Sinônimo de sucesso, no entanto, a parceria entre Nike e Michael Jordan quase não foi concretizada caso a lenda do basquete tivesse assinado seu primeiro contrato de patrocínio com a Adidas, marca de tênis que ele gostava de usar quando se tornou um jogador da NBA, em 1984.

O quinto episódio do documentário “The Last Dance”, que narra os anos de Jordan no Chicago Bulls, mostra o ex-jogador afirmando algo que já se sabia no mundo dos esportes, mas nunca saiu da boca dele: a preferência pela Adidas.

+ Xbox lança parceria com Michael Jordan
+ Amex lança tênis com a marca Nike
+ O encontro da Dior com a Nike

Quando perguntado se existia alguma marca de tênis que teria assinado na época, Jordan foi taxativo ao mencionar a principal rival da Nike no mundo dos artigos esportivos.

A Adidas disse ao jogador que não poderia fechar um contrato com ele para uma parceria de exclusividade em torno de seus tênis. A Nike, percebendo então o grande astro que o jovem Michael Jordan viria a se tornar, montou um grande esquema de captação da atenção do jogador, mostrando a ele o futuro que teria dentro da marca.

No mega documentário “Basketball: A Love Story”, é possível vislumbrar um pouco mais de como foram as negociações à época. Foi à partir do sucesso entre Nike e Jordan que os negócios esportivos começaram a ampliar horizontes, deixando de figurar apenas em modalidades como o tênis e o futebol.

Em 2019, a Jordan Brand encerrou o ano fiscal com receita total de US$ 3,14 bilhões e hoje está presente no futebol, com o uniforme do PSG, no golfe e na cultura pop em geral, levando a assinatura de músicos conhecidos como o rapper Travis Scott.

O “The Last Dance”, que contará com 10 episódios no total, vai ao ar semanalmente nos Estados Unidos pela ESPN e dois episódios estão disponíveis todas as segundas-feiras na Netflix.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel