A healthtech britânica CMR Surgical, avaliada em US$ 3 bilhões neste ano, iniciou suas operações no Brasil com a promessa de popularizar seu principal produto, o robô cirúrgico Versius.

A primeira unidade já foi instalada na Rede D’Or São Luiz Itaim, em São Paulo, onde a empresa terá, em parceria, um Centro de Treinamento para capacitação de cirurgiões e suas equipes de todo o Brasil.

Segundo Per Vegard Nerseth, CEO da CMR, a proposta é democratizar o acesso à cirurgia roboticamente assistida por meio de modelos flexíveis para aquisição do sistema, sem a necessidade de investimento de grande capital. Dentro da estratégia de expansão dos negócios, o Brasil é um mercado-chave.

A companhia acaba de captar US$ 600 milhões em rodada de financiamento série D de fundos de investimentos, liderada pelo SoftBank Vision Fund e coliderada pelo Ally Bridge Group. “A grande injeção de capital não só reflete o nível de interesse em nosso produto, mas também a escala do negócio, e permitirá desenvolvimentos tecnológicos significativos e expansão global”, disse Nerseth.

(Nota publicada na edição 1229 da Revista Dinheiro)