Economia

Metrô vai ampliar linha do monotrilho na zona leste

Crédito: Divulgação - Metrô

A concorrência lançada envolve a contratação da elaboração dos projetos executivos e a construção das estações Boa Esperança e Jacú Pêssego (Crédito: Divulgação - Metrô)

O Metrô de São Paulo lançou neste sábado (19) a licitação para ampliar a Linha 15-Prata (monotrilho) na zona leste, com mais duas estações e cerca de 3,5 km de vias. O objetivo é que o monotrilho atinja 18 km de extensão e 13 estações.

A concorrência lançada envolve a contratação da elaboração dos projetos executivos e a construção das estações Boa Esperança e Jacú Pêssego, além do Pátio Ragueb Chohfi para o estacionamento e manutenção de trens.

+ Conselho da Câmara Metropolitana do Rio aprova edital de concessão de saneamento
+ Trem turístico liga cidades do interior paulista

De acordo com o Metrô, moradores da zona leste conseguirão reduzir em mais de 50% do tempo de deslocamento até o Centro com as novas estações.

Outras obras estão sendo realizadas na Linha 15, como a construção da estação Jardim Colonial, que deve ficar pronta em 2021 e vai acrescentar 1,8 km à linha.

Também são feitas as obras da Subestação Primária Iguatemi, que aumentará o fornecimento de energia elétrica e atenderá a ampliação do monotrilho, além da extensão Oeste, ao lado da Vila Prudente, que vai agilizar a manobra dos trens, possibilitando a redução dos intervalos de circulação.

O edital da ampliação até Jacú Pêssego já está disponível e as propostas devem ser recebidas em março de 2021. Atualmente a Linha 15-Prata funciona de Vila Prudente a São Mateus com 12,8 km de extensão e 10 estações.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel